Saturday, November 29, 2008

Mesas possíveis - Lindas e sem gastar muito

Nessa época do ano, é fácil encontrar todo tipo de enfeite de Natal.
Difícil é conseguir escolher. Nas ruas de comércio popular de qualquer cidade sempre encontramos produtos baratos e até com relativa qualidade. Garimpar novidades ajuda muito na hora de decorar, além é claro de impressionar os convidados. Arrumar a mesa para o Natal e para o réveillon não é necessariamente sinônimo de altos preços e bastante dor de cabeça. Você pode criar mesas especiais utilizando apenas a criatividade e os objetos encontrados dentro da própria casa, sem ter que despender de muito dinheiro e estresse.

Minhas Dicas- Para cobrir as mesas e aparadores fuja das toalhas estampadas com motivos natalinos. Todo ano a mesma estampa enjoa e, além disso, arranjos e enfeites acabam nem aparecendo, eu acho que polui o visual.

- Se você tiver toalhas neutras use-as, se não as tiver, escolha um tecido bacana desses que vendem nas lojas populares e compre a metragem que seja suficiente para cobrir a mesa da maneira que você gostaria. Peça para que o vendedor corte retinho para não ficarem fiapos. Pronto você já pode cobrir a mesa. Se depois decidir que ele vai virar toalha mesmo, é só mandar fazer a barra. Já fiz isso, e ninguém percebeu que estava sem acabamento, eu juro!

- Nas mesas de apoio e aparadores pode colocar o mesmo tecido, ou mesclar com outras cores se preferir ou usar toalhas menores que você já tem.
Para mesas você também pode usar mantas, colchas de pique, redes, toalhas antigas, vasculhe armários e gavetas antes sair à cata dizendo que não tem nada.

- Hoje em dia luzes e pisca-pisca são baratérrimos, tem essas que dão um efeito bem bacana e as lâmpadas são menores e muito mais resistentes e ecológicas conhecidas como leds. Dá para colocar dentro de garrafas, nas laterais das mesas, ou mesmo encima de um bonito arranho de frutas naturais.

- Pisca-pisca e velas iluminam todo o conjunto. Já fiz isso para festas de final de ano e gostei bastante, não imaginava um resultado tão bacana. Pena que não fotografei na época.
Se o número de crianças for grande, a tendência é de que se faça uma mesa mais leve e desprovida ao máximo de objetos quebrantes como o vidro e o cristal.

- Os detalhes valorizam o conjunto. Os materiais se repetem, como se todos os arranjos conversassem. "Você tem sempre que fazer a integração de um pro outro, porque se não parece que você se preocupou com um, depois viu que tava faltando alguma coisa, começou a montar outro."

- Independente do tamanho da mesa, o que conta é o grau de imaginação com que se arruma e decora. O carinho e o capricho são fatores que fazem o resultado final ser satisfatório. Velas, folhas, toalhas, guardanapos são alguns dos itens que compõem todo o visual.
Imaginação, criatividade e sutileza fazem o diferencial.

- Por último, vá ao mercado para comprar frutas da época. A gente vai misturar tudo, gastando pouco e com coisas que além de podemos comer, ajuda a fazer uma bela composição. Veja:


Lá no flickr tem mais umas fotos.