Saturday, January 17, 2009

Projetos Possíveis

Do ladinho esquerdo na home deste blog tem um link com a imagem do site da Pousada Terra Crua. Esse lugar encravado na Serra da Mantiqueira dentro de uma área de preservação ambiental.

Mesmo assim percebo que algumas pessoas quando entram por aqui pela primeira vez, muitas vezes ficam confusas; são sempre tantas as informações, links para outros blogs, enfim também acho muita coisa, ler tudo, absorver tantas informações.
Sim o tempo hoje é coisa cara. Todos têm trabalhos dentro e fora do lar, profissões a lapidar, estudos para dar conta, o cara metade... E isso parece não ter fim. Eu também sou uma entre a multidão que faz de tudo e mais um pouco; lembram do comercial antigo da velha máquina Singer de trocentos anos atrás?? – “Costura, alinhava, faz caseado, prega botão chuleia e aplicação... Pois é, assim somos nós hoje em dia.

Atualmente moro em Sampa trabalho como Professional Organizer, ou seja, sou dona de casa profissional e diplomada com vários cursos de especialização com tradução juramentada e experiência internacional. Sou registrada com carteira assinada e tudo. Ah consegui também vários benefícios e alguns bônus.
Gosto de inventar e produzo meus trabalhos, além de divulgá-los (descobri outro talento).
Algumas peças já têm destino certo graças a Deus e à paixão que tenho por este trabalho.




Minha outra paixão, sim sou movida a paixão, é escrever e com o blog eu aprendo todos os dias ainda mais e mais.

Entretanto, minha maior prioridade sem dúvida tem sido administrar a pousada e de longe, o que torna tudo mais difícil. Lá deixei um sonho concretizado - Uma casa construída totalmente de ADOBE (tijolos ecológicos feitos com a terra retirada do próprio local e secados à sombra).
Os tijolos ficaram lindos, mas no final acabou saindo mais caro. Mas que são ecológico e lindo isso ninguém dúvida.
Autor do projeto construtivo - Zanine Caldas
Em volta foi nascendo nossa pousadinha. De andança em andanças, e uma série de coincidências fomos parar lá pras bandas de Minas Gerais e encontramos uma pequena igreja sendo demolida, uma judiação. Negociamos a bom preço e levamos parte da demolição das estruturas de madeira e dividimos entre dois chalés.

Reparem no madeiramento e na pintura

Usamos também restos da obra e outros recursos simples e ecológicos com pintar a alvenaria com cal e mistura de barro - Mais uma viagem ecológica que deu certo! A quatro mãos, eu e meu maridon.

Imagine a trabalheira que deu tudo isso! Ser correto ecologicamente infelizmente ainda custa caro e dá muito trabalho. A mão de obra não está mais acostumada com essa volta ao passado, são técnicas simples que ficaram esquecidas.

Foram quase sete anos para chegar até aonde esta agora.
A compensação (o bônus) e ver a cara de surpresa e felicidade quando a gente recebe nossos visitantes.
Logo se sentem aconchegados. Como a região é de muito frio tomamos todos os cuidados para garantir conforto térmico, são detalhes que ninguém vê, mas sente.



Recebemos de volta e-mails carinhosos de agradecimentos de todos que se hospedam por lá e sei que eles indicam e voltam!

Meus filhos curtem bastante, eu e o marido sempre que podemos estamos por lá vivendo o lugar, isso faz valer à pena todo sacrifício, sem contar no prazer que sentimos todas as vezes que chegamos lá e vemos os frutos em flor.
Ainda damos duro, mas tenho fé de que chegará o dia da recompensa final – Ver tudo terminado!

Muita gente tem perguntado de onde são as fotos da maioria dos meus posts, agora já sabem...
Muitas das soluções que encontrei para construir, organizar e decorar esse cantinho, nasceram da necessidade de reciclar, reutilizar e dar novos usos a uma porção de coisas.

Por causa disso de post em post sempre rola um detalhe que foi criado, uma solução encontrada no meio do caminho... Os acertos, os erros... Por isso hoje resolvi vender diretamente meu peixe. Espero que se inspirem, divulguem e possa um dia conhecer um pedacinho desse Céu.