Tuesday, February 3, 2009

Um canto só seu

Um belo dia descobri que podia pintar, desenhar, colar, enfim, criar um monte de coisas. Mas, para exercitar prazerosamente minha arte, era preciso ter em casa um cantinho só meu.
Pintura, bordado, música, marcenaria, jardinagem...

Não importa qual seja o seu passatempo preferido, o que vale mesmo é investir em seus dons e dedicar-se com paixão à sua expressão artística.
Muitas pessoas que me conheciam quando resolvi investir nisso, viam minhas criações e logo iam me dizendo que não sabiam fazer nada e algumas, vinham com a desculpa da falta de espaço, e eu respondia dizendo que falta de espaço é um problema muito pequeno para inibir sua criatividade.
Você se lembra de quando era criança? Em qualquer que fosse o lugar, bastavam papel, lápis e algumas tintas para soltar a imaginação e viajar nos seus desenhos. Mas o que isso tem a ver com o seu hobby? Definitivamente, tudo!
Assim como na infância, você não precisava de um espaço exclusivo, como um ateliê ou um estúdio, para "viajar" com seus talentos. Se você não tem um cômodo inteirinho para chamar de seu, escolha um cantinho adequado e cultive nele seu espírito criativo.
Você pode ter um ambiente em sintonia com seus dons sem precisar mudar os móveis ou fazer muitas transformações. Mas não se esqueça: nesse lugar, a criatividade deve ter passe livre e sem convite antecipado!
Como escolher:
Para definir o local ideal, o primeiro passo é observar bem cada cantinho da sua casa e atentar para aquele que mais evoca a sua veia artística. Geralmente, trata-se de um espaço aconchegante onde você se sente relaxado.
Escolhido o local, a próxima tarefa é integrá-lo ao que você desenvolve, valorizando o seu conforto.
Digamos que você gosta de plantas, uma floreira ou uma pequena horta é suficiente para desfrutar do prazer de fazer o que gosta.

Idéia encontrada no Blog Cheiro de Mato

Já no caso de quem é habilidoso com pincéis, a varanda é o cenário, que, dependendo da visão externa, pode servir de inspiração para os seus trabalhos. Uma pequena estante com nichos ou um móvel com rodízios são sugestões para guardar o material de pintura.


Vale improvisar usando os caixotes de frutas esse é idéia da Morgania

Em um dos apartamentos que morei quando comecei a "inventar", transformei o quarto de empregada em um simpático ateliê. Pintei uma das paredes num tom mais forte, melhorei a iluminação e improvisei com dois cavaletes uma prancheta que funcionava como bancada de trabalho. Ficou ótimo, e ganhei um lugar só para mim.
Naquela época nem pensava em ter um blog, e muito menos pensei em fotografá-lo.
Para ajudar a organizar





Integração:
Na hora de incluir seus materiais no cômodo escolhido, faça dele um canto personalizado e harmônico, pois o objetivo é a integração. Não precisa esconder seu material de trabalho assim que chegar uma visita. O importante é se sentir sintonizada com a sua arte, afinal de contas, não há satisfação maior do que ter um cantinho especial para se envolver naquilo que lhe dá prazer.

Idéia Tofu Studio



Se voce tem um pequeno escritório tome cuidado com fios aparecendo no meio do caminho. Risco grave? Não. Mas pode ocorrer do pé esbarrar e desligar a CPU justo enquanto salva um arquivo PSD de 40 megas. E aí? Ferrou.

A Leroy Merlin presente em algumas cidades e outros estados, está com uma hiper, mega, super promoção em seu festival de organizadores para casa. Vale a pena conferir as sugestões.
Ambiente projetado para a loja de Marcelo Rosenbau
(clique para ampliar a foto)
Qualquer espaço é ajustável -Tenho amigas que usam até a cozinha para desenvolver atividades artísticas. O que não pode, é ficar sem fazer o que nos dá prazer.