Sunday, March 15, 2009

Papa de Arroz


Em meus passeios pelos blogs amigos, seja sobre casa, organização, decoração ou moda, todos têm em comum de que as melhores coisas da vida são simples.

O sol de manhã, domingo com a família, jardins floridos, céu azul, sol se pondo, natureza, alguém que passa e nos sorri, um ar fresco, a musica, o silêncio...

Arroz, por exemplo. Metade da população da terra come arroz, e do mesmo jeito; cozido com sal e água.
E ainda que existam alguns tipos diferentes de arroz (de grão curto ou comprido, mais grudentos ou menos), o que faz a diferença é se é integral, sem a película que reveste o grão.

E a tal papa de arroz integral... É simplesmente dos deuses!

Saboroso, delicado, um balsamo para estomago e intestinos castigados, além de rico em nutrientes.
Confesso que ate bem pouco tempo atrás não queria nem ouvir falar... Grudento, demora para fazer, quase sem tempero... Mas depois de experimentar algumas variações aprendi a comer e gostar.

Ao longo de varias horas de cozimento, o amido do arroz vai desmanchando e forma um creme na superfície, enquanto no fundo permanecem as fibras mais mastigáveis. Nutricionistas afirmam que o cozimento prolongado facilita a digestão proporcionando uma espécie de grande bem estar.
E é a mais pura verdade.

Para fazer um saboroso arroz integral, é aconselhável usar uma panela grossa ou esmaltada e uma chapa ou difusor de calor pra colocar por baixo.
A quantidade de água vai depender da altura do fogo.
Pode começar com uma parte de arroz integral, oito de água e um pouco de sal, fogo alto até ferver, depois o mais baixo possível.
O ideal é a panela tampada, mas às vezes há que deixar uma frestinha. Tempo: no mínimo três horas.

É ótimo para bebês (fazia com arroz comum quando meus filhos eram pequenos), velhinhos, convalescentes...
Há quem diga que é o melhor para quem está fazendo dieta.
A primeira vez é sempre mais difícil de acertar, mas vale tentar porque no final voce vai ver como compensa.
Sutilezas
Não coloque nenhum tempero, no final, depois de cozido ai sim você pode refogar levemente um dentinho de alho, ou cebolinhas cortadas em um fio de azeite com um pingo de molho de soja.
Pode ser usar também folhas; chicória, agrião, nirá: o verde leva para dentro vitaminas, minerais e a preciosa clorofila, que nutre e limpa.
Li certa vez que sabor de papa de arroz é tão grande que parece comida de anjo.

Mais Sutilezas
Depois da papa pronta, retire uma poção do creme e ponha numa tigela.
Voce pode variar o tempero para doce, por exemplo; Cozinhe umas maças durante trinta minutos , amasse a polpa e coloque sobre o creme.
Pode servir quente ou frio, como lanche, ou desjejum, sobremesa, pode ainda acrescentar ameixa preta em calda, morangos ou gengibre ralado, ou não. Invente o seu!
Hum a sopinha que eu amo...

Dá certo de qualquer jeito porque é simples.
Como as melhores coisas da vida!
Boa semana a todos.