Wednesday, March 18, 2009

Acerte na Cortina

Essenciais numa casa, as cortinas têm tripla função: protegem os móveis do sol, garantem aconchego e ainda “levantam” o ambiente.
Em uma conversa recente com uma grande amiga profissional no ramo de cortinas e estofado há mais de 25 anos, cheguei a esse post – É pura informação e sem jabá.

Como comprar o tecido:
- Na hora de sair a campo, a primeira providência é recolher muitas amostras. - Leve-as para casa e verifique as que combinam o estilo do ambiente e, claro, com o seu estilo.
- Se você ainda não tem segurança total do que pretende quanto mais neutro o tecido, melhor. Definidas as amostras, informe-se sobre as suas características: o tecido pode ser lavado? Encolhe? Qual a sua durabilidade? Desbota ao sol? O ideal é que ele seja resistente e possa ser lavado em casa.
Assim, você foge de uma conta exagerada na lavanderia.
Natural x sintético
Os tecidos 100% naturais têm o melhor caimento, além de uma variação razoável de texturas, espessuras e transparências. Mas tendem a encolher especialmente o algodão e os linhos. Sempre que possível, fique com os pré-encolhidos. Ao lado das sedas, o algodão e o linho são os preferidos para as cortinas.

Mas não descarte os sintéticos – tecidos de poliéster e de viscose, os acrílicos e os tecidos mistos, ganharam qualidade com as novas tecnologias, como não encolhem, podem ser lavados em casa.
Preço Há no mercado inúmeras opções que atendem a diversos gostos e bolsos quando o objetivo é economizar, a cortina mais indicada é aquela presa por alças do próprio tecido. Prefira também tecidos com 3 metros de largura, pois essa medida é usada na altura.
Como calcular
Cortinas são calculadas por altura, que corresponde à medida do pé-direito e mais 50 cm (para a barra e o cabeçote).
Para cada metro de janela (largura) são necessárias duas alturas.
Um exemplo: para uma janela de 2 metros de largura num ambiente com o pé-direito de 2,5 são necessários 12 metros de tecido. 2 alturas(6m) x largura(2m) = 12
Para tecidos mais encorpados como o linho, multiplique o numero total por dois. Já no caso dos tecidos finos, como o voal multiplique por três - assim, a peça fica com mais volume, isso se a intenção for essa porque hoje as cortinas são bem mais “sequinhas”.
Fique atenta
Antes de sair para a compra do tecido, também é importante que a função da mesma esteja definida - Se o objetivo é ter luminosidade os tecidos mais indicados são os claros ou transparentes, como gase, linho, organdi, voal e chiffon.
Quando se deseja ausência de luz ela recomenda os tecidos grossos – linho puro, seda rústica, brim e lona – ou Black-out como forro.

Forro? Sim ou Não
-Ele deixou de ser um quesito obrigatório.
Considere a sua necessidade: o forro amplia a vida útil da cortina, protegendo-a do sol, da sujeira e da poluição. Em algumas situações, seu uso é imprescindível. Cortinas coloridas, por exemplo, tendem a desbotar quando expostas ao sol.
As de seda também pedem uma proteção extra para não se desgastar em pouco tempo.
Tecidos como tergal verão, algodão, microfibra e o gabardine são ótimos e resistentes – Economize no pano: o forro não precisa ser farto, pode ficar discretinho. Forros é um bom recurso para dar volume e bom caimento a um tecido nobre, como a seda.
Cuidados indispensáveis:
Livres do pó
Fazer durar suas cortinas demanda providências simples, porém periódicas.
Muita gente esquece, mas a primeira delas é usar o aspirador de pó.
Proceda a essa limpeza a cada quinze dias, utilizando o bocal escova para não danificar o tecido com a sucção.
Já a lavagem deve acontecer a cada seis meses, para o forro, e uma vez por ano, para a cortina. Se o tecido permitir lave-o em casa, com sabão neutro. Ponha-o de molho de um dia para outro, trocando a água três vezes: a primeira, com apenas vinte minutos de molho, para que o pó não tinja o tecido. No dia seguinte acione o programa para tecidos delicados. Deixe secar naturalmente. Se a cortina tiver rodízios, envolva-os em um pano para não os estragar.
Já para os tecidos naturais como seda, linho e algodão pedem cuidados especiais, eles estão sujeitos a encolhimento e desbotamento. Por essa razão ela aconselha a lavagem em locais especializados.
Clique nas imagens para ver melhor o trabalho da Rita Para quem desejar ter uma cortina bem feita que levante qualquer ambiente a preços honestos e com qualidade...
Eu indico e assino embaixo: rita.cortinas@hotmail.com

Muito Obrigada!


Oi amigos e visitantes!
Ainda estou meio fraquinha mais vim agradecer o carinho de todas que deixaram um comentário,
que se preocuparam comigo e demonstraram sua amizade, agradeço de todo o coração!
Que Deus as abençoe sempre!!
Como vocês podem ver retirei o post sobre a virose que me acometeu (deixei como rascunho p/guardar com carinho as palavras de vocês)...é que como evangélica acredito no poder que existe nas nossas palavras (é bíblico) e já que a fase pior já passou, agora é hora de celebrar, não quero mais abrir meus blogs e ver o post, estou dodói, rs.
Logo estarei de volta inteirona, em nome de Jesus!
E visitarei vocês aos poucos.
Por motivo de saúde (estava muito stressada, com acúmulo de tarefas, obrigações, por isso a virose veio tão forte), vou fazer umas mudanças. A principio pensei em me desfazer de um blog,
mas nos três conheci pessoas maravilhosas e não posso abrir mão delas na minha vida, rs. Então, falando com Deus recebi sabedoria de fazer uma avaliação seletiva no meus blogroll , visito muita gente que depois não retribui (acho uma total indelicadeza), gasto meu precioso tempo e na verdade sei quem são meus amigos, são pessoas que não importa se são expert no assunto em questão, ou apenas um humilde aprendiz, sabem compartilhar, retribuir, sejam de que classe social for, não fazem acepção de pessoas, e mesmo que sumam de vez em quando (por algum motivo pessoal) sei que vão voltar a me visitar um dia, porque gostam de mim e do meu trabalho. E não pessoas que se acham superiores, sei lá o que, rss, que têm que serem cortejadas, visitadas, mas nunca retribuem (só no seu círculo)porque seu tempo deve valer mais que o nosso, afff!
É isso queridas (os), fiquem com Deus, tenham um dia mega abençoado e eu vou saindo logo do pc porque meus olhos ainda doem um pouco, beijinhos!