Thursday, March 26, 2009

Tábua de Passar Roupas


Semana passada no blog Lá em Casa a Simone publicou uma dica da Pixu, que encontrou capas de tecidos diferentes para a velha e boa tábua de passar roupas.

É impressionante como todos os tecidos que vem nas tais tábuas são sempre tão horrorosos.
O fato que é que cansada de ver a minha tábua de passar, que é praticamente um enfeite, resolvi inventar uma solução para que essa peça (ainda) útil, também ganhasse algum charme.



Comprei uma de madeira de reflorestamento no Carrefour que paguei uma pechincha, tinta para artesanato, um pedaço de chita...
Mas, vou avisando já; eu odeio passar roupa.
O fato é que esse negócio de passar roupas era coisa do tempo de nossas mães e avós. Os tempos eram outros e, diga-se de passagem, que ninguém falava em ecologia e o termo sustentabilidade sequer havia sido criado. É bem verdade também que, naquela época, não se consumia tanto, até porque a quantidade de eletrodomésticos e eletrônicos em geral era bem menor do que hoje.


Mas como alguns (bons e maus) hábitos passam de geração para geração, muita gente nem chega a questionar a real necessidade por sua continuidade.

Passar roupas, por exemplo, não faço isso há quase sete anos, não há nada de mais. Em 99% das peças que lavo em casa, dou apenas uma alisadinha rápida e mesmo assim, quase na hora de usar.
Porém, quando eu conto isso para os outros, a reação costuma ser de total espanto. Como assim você não passa as suas roupas?!?!

Eis o que fui aprendendo com o tempo

- Quando tiro da máquina de lavar, dou uma chacoalhada nas peças, antes de estendê-las no varal. Camisas são imediatamente colocadas em cabides de plástico, assim, as fibras se soltam e a roupa seca mais esticada e, portanto, menos amassada. Se você mora em apartamento, para que pendurar as peça com um monte de pregadores? Eles marcam.
- Tente recolhê-las assim que estiverem secas, pois quando fica muito tempo penduradas, ficam difíceis para passar, além de danificá-las. O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso sequem-nas penduradas à sombra, as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras;

- Depois procure dobrá-las com muito cuidado, para que fiquem já bem esticadas, não é bom dobrar muito, assim evita que amassem mais, isso vale para todos os tipos de peças, menos para camisas sociais, essas devem ir diretamente para o cabide, com certeza te darão menos trabalho na hora de passar;

- Os sprays ou as águas de passar prolongam nas roupas o cheirinho de recém-lavadas. Além disso, quando borrifados, deixam o tecido úmido. Isso ajuda o ferro a deslizar. Eu indico: Há ainda uma receita caseira que aprendi com a nossa passadeira Maria José: Junte um copo americano de amaciante, outro de álcool e complete o aplicador com água e agite bem. A receita foi testada e aprovada.
De olho no planeta e no seu bolso

O ferro de passar roupas é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia elétrica (cerca de 8% a 12%). Em tempos de combate ao aquecimento global, quem diria que andar por aí ligeiramente amarrotado poupa o planeta, o seu dinheiro e o seu tempo.

- Não passem a ferro, os tecidos dos lingeries que hoje são de boa qualidade dispensam o ferro.

- Cá entre nós, para quê passar toalhas, lençóis, fronhas e meias? No inverno, então, uma camisa um pouco amassada por baixo da blusa de lã não faz mal a ninguém. Nem você vai se lembrar desse pequeno detalhe.

Prendadas (os), não percam seu precioso tempo com tarefas que podem ser dispensadas e ainda trazer inúmeras vantagens.
Os tecidos de hoje possuem tecnologia. Alguns, inclusive, são fabricados para dispensar o ferro de “engomar” e, na hora de vender, essa vantagem vira até diferencial de mercado.

Então, aproveite! Esqueça o ferro de passar!