Thursday, April 23, 2009

Salve Jorge

by Santinha
Salve o Sol, Salve a Lua e as Estrelas, e todas as formas de Luzes que permeiam o nosso Universo que é Deus, figura inabalável da Criatura ungida pela Paz, pelo Amor e pelo Respeito aos Homens de boa vontade.

Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu.

No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir". Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador.
Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303.
Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitadoem Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.
Santo Guerreiro foi cassado pelo Vaticano em 1969

Curiosidade:
Ele está lá na Lua com seu cavalo branco combatendo o Dragão.
Em muitas casas e comércios, a imagem de São Jorge aparece em quadros ou estátuas. Tão adorado e respeitado, e mesmo assim está entre os 200 santos “cassados” pelo papa Paulo VI em 1969, no Concílio do Vaticano II. A decisão, polêmica, só considera “santos” aqueles cuja existência tenha comprovação ou que não seja acompanhado por lendas estranhas (no caso de São Jorge, o dragão).
Assim, por um ou outro motivo, entre os 200 “cassados” estão Santa Bárbara, São Cristóvão, São Lázaro e Santo Expedito.
Muita gente planta na entrada das casas ou escritórios “espada de São Jorge” ou“lança de São Jorge” para manteros locais seguros, livres de qualquer malefício.