Tuesday, May 26, 2009

Iluminação e seus segredos

Uma descoberta interessante para mim foi concluir que a iluminação influencia a nossa vida. Como e por que isso acontece nem sempre a gente se dá conta.

Iluminar não é simplesmente clarear, mas, antes revelar a visão que se tem de um espaço, de um ambiente, ou de um objeto.
E foi estudando e observando atentamente que aprendi que a melhor luz que nos atende está na natureza, que não é estática e mudam ao longo do dia, com a claridade do sol, o movimento das nuvens e o brilho suave da lua, criando impressões e influenciando estados de espírito.
A iluminação homogênea de um ambiente numa casa pode ficar monótona e impessoal, não traduzir a historia de quem mora ali, seus hábitos suas atividades, é só prestar atenção, afinal iluminar é muito mais do que instalar lâmpadas quer ver:
- Uma luminária perto de uma poltrona apresenta alguém que gosta de ler, uma tela bem iluminada fala de um apaixonado por arte.
- Reduzir os gastos de energia é outra preocupação, isso porque nem sempre é preciso ascender todas as lâmpadas, quem vai ouvir musica e tomar um drinque precisa só de luz suave.
- Erro não é só a falta de luz, o excesso pode ser um desastre.
- Erro ainda é pensar que a luz não tem estilo e o projeto de iluminação sua importância. Dúvida? Tente ser romântico, ou saborear um procceco sob uma azulada lâmpada fluorescente.

Algumas dicas para obter a luz certa:
- Analise a função do ambiente e as tarefas que você vai executar nele;
- Visualize em que área receberá amigos e em quais ficará mais tempo sozinho;
- Verifique qual a atmosfera necessária ao ambiente, só então defina o numero e o modelo das luminárias para a iluminação geral e para a específica.
Sugestões
- Na Sala

- Spot embutidos ou de sobrepor, com focos independentes de luz, pode fazer a iluminação geral do ambiente
– Não instale spot sobre os sofás, eles marcam sombra no rosto de quem está sentado.
- Evite lâmpadas fluorescentes, sua cor esbranquiçada lembra áreas comerciais.

- Na sala de jantar
– Pendentes cumprem função primordial na iluminação das salas de jantar peças mais tradicionais, como os lustres, ou luminárias de desenho moderno e linhas mais simples. Ah não ficam legais para centros de ambientes com pé direito baixo.
Luz de apoio– As luminárias de pé, de canto, de mesa e os abajures, assim como as arandelas fixadas à parede são variações de luz de apoio.
- Um abajur sobre uma mesinha de canto é perfeito para criar clima de efeito romântico.
Iluminação de destaque
– Luz direcionada para quadros, esculturas, objetos, pode ser feita com spots embutidos ou com modelos de sobrepor, que usam lâmpadas de foco dirigido ou hálogenas dicróicas, neste tipo de iluminação, é basicamente o efeito da luz que se deve ser levado em conta, e não a luminária.
No quarto– Essa é uma área que pede iluminação geral suave, prefira pots de embutir ou não com direção regulável; pendente de luz indireta, ou plafon pode fazer iluminação geral de um quarto.
Se você gosta de ler na cama, use abajur com base alta ou arandela com foco de luz para baixo, fixada nas laterais.

No banheiro
– Não use lâmpadas fluorescentes, elas não reproduzem perfeitamente as cores e compromete o efeito da maquiagem. Espelhos com spots com lâmpadas incandescentes, são perfeitos para se maquiar, há várias opções bacanas no mercado. - A iluminação geral se completa com spot de embutir.


Na cozinha
– Esse é um local que precisa ser sempre muito claro, pede lâmpadas de uso prolongado, com boa reprodução de cor.
- Para a iluminação geral, prefira lâmpadas fluorescentes de última geração, com plafons, bem posicionados no teto, esse tipo de luminária alcança perfeitamente o interior dos armários de paredes.

Clique aqui para ver algumas sugestões de iluminação.
Hoje a maioria das boas lojas de iluminação dispõe de profissionais especializados para a ajuda na escolha da opção mais adequada.