Tuesday, June 2, 2009

O Quente do Inverno


A Famosa Sopa de Cebola do Ceasa
Quem é de São Paulo certamente já deve ter ouvido falar da fantástica Sopa de Cebolas do CEASA? Se não...

A fama começou em 1960, durante a construção do entreposto, um senhor dono de um boteco da região, foi convidado pela diretoria do Ceasa (hoje CEAGESP) para alimentar os peões que construíram a obra.

Oferecida de madrugada virou uma espécie de lenda culinária, a extinta Cantina São Rafael, que funcionou entre 1969 e 1977 servia o caldo estupidamente quente e gratinado, para espantar o frio. O restaurante do entreposto acabou, mas a fama permanece.

Quando garota, meu pai comprou nossa primeira casinha no bairro Alto de Pinheiros muito próximo da região do Ceasa, (época que conheci o entreposto, porque a mamãe ia toda semana à feira das plantas).
Papai chegou a nos levar uma vez lá para experimentar a gostosura que rapidamente passou a ser pedida certa entre os paulistanos de todas as classes sociais Era programa mesmo!

A receita é simples e muitos chefes passaram a incrementá-la e esta sopa que nunca falta no cardápio de inverno dos melhores restaurantes de São Paulo.

Anos depois quando passei a morar na Serra, fui atrás da receita e adaptei-a ao meu modo, faço até hoje e recomendo. É fácil e para mim já virou tradição, e motivo para reunir os amigos no sábado a noite.
Sopa de Cebolas
Ingredientes
1 tablete de margarina ou manteiga,
½ kg de cebolas cortadas em rodelas bem finas,
2 litros de caldo de carne, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo,
Sal e Pimenta do reino a gosto,
Queijo gruyère, ou parmesão a gosto,

Modo de fazer:
Fritar bem a cebola na margarina ou manteiga com um bom fio de azeite e, na mesma panela adicione a farinha para alourar. Em seguida despeje o caldo para apurar.
Bata tudo no liquidificador ou mixer para desmanchar.
Serve-se em tigelas refratarias individual.
Coloque no fundo uma fatia de pão torrado, o creme por cima, o parmesão ou o grueyère em lascas e leve ao forno. Gratinada chega fumegante à mesa.
Outra variação que também aprendi e que dá um toque diferente e acrescentar umas pitadas de nós moscada.
Montagem 2:
Quando a sopa estiver pronta, grelhe levemente fatias de pão fresco de casca grossa no tostex no forno distribua o creme nas tigelas, cubra as fatias do pão grelhado salpique com bastante queijo - Queijo gruyère ralado grosso (pode ser mozarela, prato ou ementhal). Leve ao forno bem quente apenas para gratinar.

Servida no pão italiano também fica um arraso!

Curiosidade:
Em uma publicação antiga soube que os franceses também costumavam tomar sua Soupe a I’oignon no mercado municipal o “Lês Halles” de Paris. O Les Halles foi o mercado de alimentos da cidade durante séculos na região central parisiense, e é alvo constante de polêmicas arquitetônicas, soube que sofrerá nova reformulação.
Antes da demolição
Pensem olhando esta foto o que seria se não tivessem destruído esta bela obra.
Depois
A mudança não foi só física, mas também de conteúdo. Uma entrevista, realizada por um canal de televisão aquí do Brasil a dois jovens parisienses que passeavam como turistas no Mercado Central de São Paulo, pode nos confirmar isso:
Eles expressaram a sua pena por “não ter nada assim em Paris”, mostrando com clareza que ao ser extirpado da paisagem urbana Les Halles deixou de fazer parte do imaginário.
Talvez ele ainda apareça em algum cartão postal, que é uma maneira de se reencontrar o passado.
Uma pena!
Que tal preparar umas torradinhas à mais?
Mas, a “Sopa de Cebola” francesa acompanhada apenas de pão ou torradas e um bom vinho tinto continuam uma bela iguaria.
Salut!