Tuesday, June 9, 2009

Feng Shui por Intuição


Vou tentar expressar aqui a minha relação com o Feng Shui e a organização.
Nossa amiga Cris Ventura do Blog Canto do Feng Shui é especialista no assunto, lá tem sempre dicas incríveis sobre a decoração e a harmonização dos ambientes, aprendo muito com ela também.

Com a técnica oriental aprendemos que a eliminação da desordem é um dos principais aspectos poderosos e transformadores do Feng Shui.
Segundo li em recentes pesqisas, a palavra "desordem" em inglês (clutter) deriva do inglês medieval clotter, cujo significado é "coagular".

Pessoas que bagunçam e não acham "tempo" para se livrar dela, normalmente têm o corpo congestionado: excessos de peso, aparência embotada, constipação, fazem poucos exercícios físicos (ou são totalmente sedentários) e falta vitalidade em seus olhos. (Trecho da entrevista com uma especialista, infelizmente perdi o link (junto com pc roubado).


Percebi que a primeira pergunta a se fazer é sobre nossa verdadeira disposição para mudar isto. -Muitas vezes nos sentimos "estagnados" em nossas vidas sem saber o que pode estar atrapalhando nosso sucesso e nossos resultados. E eu sou dessas pessoas que acreditam piamente nessa teoria.



Quando se está pondo em ordem nosso mundo exterior, mudanças correspondentes acontecem em nosso mundo interior, alterando as possibilidades de nossa vida, abrindo espaço e preparando o terreno para que novas e maravilhosas oportunidades cheguem até nós. Já experimentei essas sensações em diferentes fases da minha vida.

Quando o problema é desordem, não consigo deixar de pensar no por que daquela bagunça e tenho que concordar com os especialistas de Feng Shui, quando afirmam que; - “há mais coisas entre quartinhos revirados e destinos encruados do que imagina nossa vã e nociva civilização”.

Em suma, bagunça e sujeira em casa diminui a sorte dos moradores e afetam a energia vital.Também acredito muito nisso. 


Descobri que coloquei em prática muitas das técnicas muito mais por intuição do que crença na filosofia chinesa. Encaro a arrumação como um exercício de auto-purificação e abertura para o novo. E tem dado certo.

Gosto de pensar que um cenário perfeito para acontecimentos felizes é um ambiente limpo e organizado.

Outra coisa que fazia sem saber (aprendi com a mamãe), é que a cada vez que colocar uma peça nova no armário tem que retirar outra qualquer. 

Com toda a certeza mamãe não conhecia os princípios do Feng Shui, era pura intuição - Só tirando o velho sobra espaço para o novo.

Ainda bem garota curtia arrumar minhas coisas, muda-las de lugar, o dia da faxina... E depois aquele cheirinho de casa limpinha! Hummm!!
Não consigo imaginar uma casa ou qualquer ambiente, por mais bem decorado que esteja, ser atraente e gostoso de estar sem arrumar a bagunça, é como fazer maquiagem e arrumar o cabelo sem tomar banho! 

Outra coisa simples de constatar é que nem sempre a bagunça é visível, a sala parece em ordem, a cozinha também, mas bastam abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades e de caixas e mais caixas todas desorganizadas.
E a garagem ou o quarto de despejo, aonde todo mundo vai jogando tudo o que não serve mais? Energia parada ou não?
Isso é o feng shui por intuição, a gente sente.
Idéias:
Caixas numeradas e catalogadas, com lista de conteúdo no computador. Soluções para armazenar coisas- Idéia da Talma
Na busca por mais organização, vale reciclar peças velhas que ficaram esquecidas no quarto de despejo, vale guardar coisas importantes que possuam significado especial, mas é preciso que tudo esteja organizado, pois não há bem-estar na desordem – seja qual for seu sentido de ordem.

Temos muitas desculpas para a bagunça, para a desorganização, e a principal é a falta de tempo. TEMPO e ESPAÇO.

- Não adie a arrumação, limpeza e organização, transferindo a angústia para o futuro. A bagunça e a desorganização ocupam espaço em nossa cabeça e nos fazem perder tempo e satisfação.
- Livre-se conscientemente do que não precisa mais – doe descarte, recicle, mas encontre a sua boa forma.
- Organize devagar. Comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e imagine que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo.
Para mim isso traduz o que é o bom FENG SHUI!
Bom feriado e ordem para todos!

Caixinha Forrada Com Tecido









Oi meninas. Ganhei essa caixinha em formato de coração a algum tempo...meus filhos colocaram algumas bijouterias e me presentearam em um dia das mães (compraram com o dinheiro da mesada que juntaram, fofos) e além de linda sempre teve um significado especial para mim...mas já tava feinha, desbotada, num canto da gaveta...então bateu uma luz e resolvi forrar com tecido. O resultado está ai ...amei!!! Agora ela vai ficar num lugarzinho de destaque e guardando meus anéis, rss. Como vocês notaram também mudei o layout da minha "casinha", rss.

Beijinhos a todas e obrigada pelo carinho das amigas de sempre e das que estão chegando, bye...