Thursday, June 25, 2009

Bolo de Milho Imperdível


Como todos sabem receita quando dá certo entra para a história de qualquer família e na minha família também é assim. Não é raro acontecer de associarmos algum prato a alguém da família.
Guardo lembranças de vários pratos inesquecíveis, e o bolo de milho nunca faltava na casa da mineirada, fosse para o lanche da tarde, nas festas juninas que nunca eram passadas em branco, ou para um simples bate papo na cozinha. Aliás, quando criança ouvi historias que só eram contadas na cozinha, duvido que muitas delas tenham saído dali algum dia.
O fato é que quando tinha alguma visita na cozinha sempre surgia um adulto para espantar as crianças - Garantia da conversa ficar por ali. Tenho saudades daquela cozinha!
Bolo de Milho da Santinha
Receita devidamente adaptada ao mundo moderno e juro para vocês que é para comer de joelhos. Podem experimentar que eu garanto.
Ingredientes
1 lata de milho com a água;
3 ovos
1 copo de óleo (tipo americano) menos 1 dedo
2 copos (idem) de açúcar
9 colheres de sopa de milharina
Milharina é um produto 100% natural, constituído de flocos de milho pré-cozidos para facilitar sua integração aos demais ingredientes nas preparações culinárias.
1 colher de sopa de fermento em pó
1 garrafinha de leite de coco

Pré aqueça o forno 180 graus, bata tudo no liquidificador unte uma numa forma redonda (aprox.22 cm) com manteiga e MILHARINA de (eu uso sempre essa fôrma de buraco no meio porque me lembra bolo que a gente come na fazenda, mas pode ser em uma assadeira. Se for retangular acho que vale dobrar a receita porque essa massa não cresce muito).
Deixe no forno por 50 minutos. Insira um palito para ver se está assado.
Se o palito sair seco, retire o bolo do forno e deixe esfriando. Após uns 10 minutos desenforme o bolo com o carinho que um bolo como esse merece.
Já falei de aproveitar os vidrinhos né?!
Esse era da vovó e agora é meu - ele existe acreditem!
Convido a todas que fizerem o bolo voltar, comentar e contar o resultado.
Tô aguardando.
Bom findê.