Tuesday, July 21, 2009

Arroz Soltinho qual é o segredo?

Arroz. Aquele clássico acompanhamento que aparece em quase todas as refeições no nosso país e às vezes faz papel de prato principal. Eu nunca ouvi alguém dizer “eu não gosto de arroz” – como seria possível, afinal?
Mas existe uma dúvida que persegue todos os cozinheiros de primeira viagem e até mesmo aqueles mais experientes:

-como fazer um arroz branco de forma fácil sem que ele vire uma “papa”? Essa pergunta vive rondando minha caixa de e-mail e mais recentemente meu telefone.
Depois que meus filhos passaram a morar sozinhos e mais uma legião de amigos e amigas... Vivem me fazendo essa pergunta. Como uma boa virginiana que sou, fiz o passo a passo várias vezes até chegar nessa receita que é o mais simples possível.
Devo confessar que até bem pouco tempo atrás meu arroz não tinha padrão; um dia dava certo ficava soltinho e gostoso, em outros dias, empapado ou sem gosto... Mas finalmente aprendi e hoje faço até com os olhos fechados e nunca sai ruim.
Se existe uma técnica perfeita eu não sei, mas se existe é a minha. Ai vai.

O que você vai precisar é de óleo, arroz e água quente – além de uma panela com tampa e sal, claro. Não se preocupe com medidas!
(duas xícaras de arroz cru dá bem para 3 pessoas)
Para a água; pra cada xícara de arroz, 2 xícaras de água. Não precisa lavar.
Temperos; você pode usar a clássica cebola e alho e também aqueles temperos prontos que realmente dão mais sabor; “é o amooor sazon”, “knorr”, “arroz saboroso”, etc – Minha marca favorita do arroz é Prato Fino, aliás, desde que mudei para essa marca nunca mais o arroz empapou e dei um basta para os Tios. No No, não estou ganhando nada para falar as marcas ok?!.
- Primeiro coloque água para ferver em uma chaleira. Em uma panela coloque óleo (apenas para untar a panela ok?).
- Depois que o óleo estiver quente adicione a cebola e o alho frite uns minutinhos e assim que a cebola começar a ficar transparente junte o arroz e misture bem com a colher. Isso vai demorar uns 5 minutos.

- Em seguida adicione a água quente sobre o arroz até cobri-lo e acrescente o sal. Prestem atenção não jogue toda a água, apenas o suficiente para cobrir o arroz.
- Deixe a panela semi-tampada - Em mais ou menos 5 minutos a água do arroz já vai ter baixado um pouco, nesta etapa coloque mais água quente até cobri-lo novamente.
- Abaixe o fogo e pode tampar a panela. Cozinhe até o arroz estar cozido e ainda firme e toda a água evaporada.
Não dê as costas ao arroz enquanto o arroz estiver no fogo se não ele seca rápido ou queima.- Aumente o fogo por um minuto e desligue.
Não abra a panela por pelo menos 20 minutos, pois o calor vai terminar de cozinhar. Terminado este tempo, seu arroz está pronto.
Não se deixe enganar pelos tempos de preparo que vêm nas receitas.
Cada fogão é diferente um do outro: às vezes o que no meu fogão demora 20 minutos, no seu pode demorar mais ou menos que isso.
O mesmo vale para o forno. Só na prática é que a gente aprende o tempo certo para o preparo de cada prato.
Prontinho! Agora é só servir.

Se você quiser deixar o arroz branco mais saboroso pode adicionar temperos e vegetais durante o preparo; cenoura ralada, brócolis picado, tomate em cubinhos, cebolinha, salsinha... Mais precisamente na hora de esquentar o óleo.
Arroz fresquinho com um ovo fritinho é simplesmente para comer de joelho nénão??


Quem tiver mais dicas ou um jeitinho próprio de fazer, escreva nos comentários.