Thursday, July 30, 2009

Sabedoria Popular

Corre por aí que o bom cozinheiro não é só aquele que faz altos pratos, com altos ingredientes, mas aquele que do nada faz o muito.
E, de fato, algumas das melhores comidas são as mais simples.
Quer apostar? Então vamos lá.

Experimente provar um pão quentinho com manteiga de verdade. Sim, porque há manteiga de mentira, ou então rodelas de tomate italiano regadas com um fio de azeite extra virgem e uma nuvenzinha bem
rala de sal. Aí meu Deus! Tente também um spaghetti - cozido no ponto certo - ao alho e óleo.Mas, aposta à parte queria propor uma receita básica, básica, prosaica até.
Trata-se da canja

Uma simples e singela canja da qual eu venho me lembrando insistentemente ultimamente.
Canja da minha mãe, canja da minha avó, canja da minha tia. Sabor de infância! Explico:
Segundona brava, muita coisa para fazer na rua, frio com chuva... Ao chegar em casa, comecei a ter a sensação de que ficaria gripada, uma mistura de cansaço com sintoma de gripe. Como adoro sopa e sempre achei que um bom caldo cura tudo, meu corpo cansado me propôs que uma revigorante canja seria minha única salvação.

Arrumei forças e fui direto para o “lugar de gente feliz” aqui perto de casa à caça dos ingredientes que faltavam para completar minha canja - um peito de frango com osso, ervas frescas, alguns legumes, uma baguete fininha...

Gente acredito mesmo e tenho tido comprovações de que comida é um troço milagroso. Somos o que comemos e uma boa refeição pode não curar todos os casos, mas que ajuda isso ajuda!
Nada de sopa pronta daquelas de pacote, de boteco, mas uma canja bem feita, bem temperada é capaz de curar tristeza, gripe, estômagos maltratados, fígado pedindo socorro, dor de cotovelo é um bálsamo perfeito para os corpos fatigados e os corações tristes. Eu juro que é verdade!
Pensem comigo: uma sopa bem feita exigiu que alguém selecionasse todos os ingredientes, lavasse, picasse, ralasse todos eles... Depois há de se levar ao fogo lento, ir acrescentando água aos poucos. É preciso um bom tempero e deixar a poção cozinhar em fogo lentamente.
Tudo feito para você, que está precisando de cuidados. Por isso que canja de mãe sempre funciona! Pelo menos aqui em casa, esse sempre foi o prato que meus filhos me pedem quando me disponho a fazer algo realmente especial com sabor reconfortante-Porque é sempre feita com verdadeira preocupação, atenção.
As mães em geral não percebem, mas são quase todas meio bruxinhas - cada uma a seu modo.
Mas, voltando à Canja Caprichada e pondo fim ao lero-lero. A receita que indico demanda um pouco de tempo. É claro que dá para simplificar muito o modo de fazer, mas se der, não simplifique e curta o ritual de fazê-la.
Minha receita devidamente adaptada com o passar dos anos
Numa panela de pressão, coloque:

- 1 peito de frango bem lavado inteiro com osso,
- 1 cebola grande descascada e cortada em 4,
- 4 dentes de alhos cortados em 4),
- 2 cenouras descascadas e cortadas grosseiramente,
- um amarrado de cebolinha, salsinha, 1 folha de louro e se quiser 2 ou 3 folhinhas de hortelã.
Complete a panela com água até cobrir tudo, coloque o sal e uma colher de vinagre - Tampe a panela e leve ao fogo médio.

Enquanto o caldo cozinha lave 4 batatas médias e corte em pequenos cubinhos é opcional mesmo;

Depois que a panela começar a chiar conte de 15 a 20 minutos e abra a panela (devidamente).
Retire o peito do frango e reserve.
Na hora de servir já no prato, regue com um fio de azeite e polvilhe queijo ralado.
Uma última conclusão: sopas são remédios maravilhosos contra depressão.
Quando a sopa quente, cheirosa, colorida e apimentada, bate no estômago, a tristeza se vai e a alegria volta.

Não há melancolia que resista à magia de um prato de sopa...
Em seguida, retirem da panela com uma escumadeira todos os temperos, a cenoura cozida e bata com um pouco do caldo tudo no liquidificador.
Volte o caldo à panela e acrescente os cubinhos de batatas para cozinhar.
Desfie o peito do frango reservado.

Antes que as batatas fiquem moles, acrescente meio copo de arroz cru (sem lavar) deixe levantar fervura e acrescente o frango desfiado. Vigie o tempo para que tudo cozinhe. Acrescente água fervida aos poucos se necessário e corrija o o sal.
Apague o fogo e acrescente um punhado de salsinha picadinha por cima.