Wednesday, August 12, 2009

O mundo das cores

A coordenação de cores é um dos maiores desafios na busca de originalidade.
É já foi provado que as cores nos provocam sensações através de diferentes atmosferas estimuladoras.
Enfim, o assunto de hoje é mais uma vez cor. Mas fugindo da parte teórica (que eu pretendo explorar mais profundamente daqui a algum tempo), eu quero dar três dicas práticas de cores na internet.

Estou em
obras com a tarefa de dar uma reviravolta e decidir as cores.

Primeiro é o site da
Coral que está muito bonito, todo em Flash, com o conceito de Ideia Cards.
São "cartões" de dicas de cores da marca de tintas Coral; o enfoque é a pintura de paredes, mas as combinações podem suscitar boas idéias para decoração, pintura, artesanato, enfim.

A marca de tintas Coral lança o "Espaço Decora" dentro da loja Joli em São Paulo. Trata-se de um ambiente interativo com ferramentas para inspirar o consumidor na escolha da nova identidade da casa, no local oferecem o Simulador de Ambientes, que permite experimentar todas cores da Coral através de foto digital.

O consumidor poderá levar a sua imagem em um pen drive ou CD para que um programa mostre como ficará após a pintura. A marca oferece ainda um lounge para consulta de revistas e livros de decoração para a escolha de combinações de tons. Falei com a empresa, mas infelizmente não consegui saber se possuem mais espaços como este, montado em outras lojas pelo Brasil.
Conheça o espaço - Video Casa.com.br




A segunda dica é que encontrei na internet um site chamado Colour Lovers, fuçando aqui e ali cheguei ao site e descobri ferramentas incríveis; mais de um milhão de nomes de cores, centenas de milhares de paletas de cores e padrões, comentários e classificações... Confesso que quase pirei com a quantidade de informações e sobre o inalcançado universo das cores.
A terceira dica que achei importante revisar, já publicada em quase todas as revistas de decoração nos últimos anos, é como decorar as paredes usando adesivos.
No site da Ana Castilhos dona da Mukifuchic você encontra uma artista e das mais talentosas que eu conheço, ela dá vida às suas criações e idéias.
Já imaginei o adesivo do Buda enfeitando esse cantinho ai de baixo
Você pode criar uma parede de destaque bem legal se prestar atenção na hora escolher a cor de fundo quando a idéia é justamente personalizar, diferenciar.
Cores e mais cores


Se você está com receio de ousar, comece pelos detalhes, pinte espaços menores e tente se acostumar com a mudança - Pintura ainda é a forma mais econômica de renovar a casa.