Friday, August 14, 2009

Reformar é renovar


A palavra reforma causa arrepios até mesmo nas pessoas mais tranqüilas e otimistas. Imaginar uma equipe de profissionais invadindo a casa, quebrando, sujando, desarrumando tudo e não cumprindo os prazos estipulados é motivo mais que suficiente para perder o sono.
Depois de já ter passado por uma obra imensa que durou mais de quatro anos, agora minha pequena reforma é baseada em três itens: baixo custo, pouca desordem e a renovação de conceitos e materiais que possibilitem um ar de casa nova.

Em primeiro lugar idealizei um pequeno projeto e sai à cata de inspiração e pesquisa de preços.
Depois outra preocupação era o fato de eu ter que ficar no local, nesse caso é preciso que a reforma seja feita passo a passo, em um ambiente por vez, que deverá ser sempre isolado. Esse procedimento evita o tumulto na casa inteira.
Acredito que pelo fato de não ter mais crianças em casa, fica bem mais fácil conciliar a situação; Café da manha na padaria, comida a quilo na hora do almoço e para a noite pequenos lanchinhos - improvisei uma mesa em um dos quartos onde coloquei o micro ondas a geladeira (com água, iogurte, sucos e algumas frutas) e uma bandeja com alguns utensílios.

Afinal, essa é a hora de refazer o cotidiano com tudo o que é importante para mim, esperar com um mínimo de conforto e relaxar porque no meio do caminho tudo pode acontecer inclusive meu dinheiro acabar.
Mesmo com as paredes descascadas, a casa completamente empoeirada, o chão ainda no contra piso, já estou enxergando na obra a forma da minha nova cozinha.
Isso significa que está na hora de definir azulejos, piso, pintura...

Não é segredo que resolvi mudar tudo e aproveitar para romper com velhos conceitos. Contei isso aqui no blog. Quero deixar o cotidiano mais simples e o convívio familiar mais rico. E a cozinha aqui de casa, de longe, sempre foi o melhor lugar da casa para ficar.

Não quero esconder eletrodomésticos, louças e bancadas. Quero mais é descascar as paredes, descobrir possibilidades, inventar livremente...

Mas o desejo por uma cozinha aberta tem também a ver com uma insatisfação interna, como se eu tivesse deixado de lado, aberto mão de coisas que eram, e ainda são, importantes para mim. Por isso, resolvi reformar.
Falando assim, “coisas importantes” vocês podem ficar com a impressão de que estou sonhando com algo grandioso ou esteticamente perfeito - Mas juro por Deus que é justamente o contrário.
Mesmo quando você sabe bem o que quer, há inúmeras possibilidades.
Quero que a cozinha e a sala formem um ambiente único. Reconheço que o que me estimula na reforma e que não me deixou desistir da minha, é o encanto do “novo”, a possibilidade de mudança, de melhoria, e o prazer que tudo isso quando pronto traz!!
Isso é mágico e afirmar que nunca mais vou querer reformar nada, é pura bobagem.
Assim é a vida; reagimos à mudança, reclamamos dos pedreiros, admiramos as transformações e nos preparamos para novas obras. Sempre!!
Um feliz final de semana para todos!