Wednesday, August 19, 2009

Mesa de centro Por Art


Como já citei aqui em outros posts o quanto aprecio os mais diferentes estilos de decoração, para mim é impossível definir um estilo – Gosto de muitas coisas mesmo.
Aproveitando esse momento de reforma aqui em casa ando tentando montar meu quebra cabeça particular.
Vejam que idéia bacana super kitsch e descolada que encontrei na criação do fotografo Felipe Reis e que faz a cabeça de muitos, que se esmeram em decorar de maneira inusitada: com objetos coloridos, antigos, ou mesmo apenas engraçados.
Os Fósforos (INDIANO, GUARANI E QUELUZ) têm as medidas 46X60 cm com 24 cm de altura, a Paçoca Amor, mede 50x50x24cm e os Chiclets medem 50x75x15 cm.
Todas são feitas em compensado MDF com pintura acrílica e com um adesivo laminado na parte superior. Adorei o acabamento e achei os tamanhos muito bem pensados. Contato com o Felipe e-mail felipe@felipereis.com.br.
As peças dos Felipe me fizeram lembrar outros artistas e designers de quem também gosto muito e que se inspiraram na Por Art como Andy Warhol, quem não se lembra das suas pinturas dos rostos de Marilyn Monroe ou Jack Kennedy.
A cadeira Egg – desenho do arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen é outra que chama a atenção até os dias de hoje em meio à grande quantidade de objetos de decoração criativos e atraentes.
A decoração, de maneira inevitável, também absorveu a idéia de muitos artistas revelada e traduzida em luminárias, mesas, quadros, e que ganhou o nome de kitsch.
Eu diria que o "kitsch" é o retrato da nossa irreverência, pois, com essa idéia, podemos brincar na decoração, tornando-a mais despojada.
Quem não se lembra ainda da jarra em forma de abacaxi? Ou, dos pingüins em miniaturas, imãs em geladeiras e até mesmo flores de plástico? Tudo isso - claro - é "kitsch".
O casalzinho ai é meu
Ao trazer de volta esses objetos para do meu dia a dia, é como um passeio no tempo... Tenho igual sensação quando assisto ao o programa "A grande família" e fico observando a casa da Nene... Tem personalidade, é aconchegante, acolhedora e é encantadoramente kitsch! Parece um lar de verdade.

Deixo um alerta: muitos confundem com o estilo "brega" que é quando tudo está errado e fora de um contexto. Muito diferente, portanto, do que estou falando aqui. Afinal, pode-se considerar que o "kitsch" tem lá a sua classe e até certa exclusividade, mas é bem pessoal.