Monday, September 14, 2009

Administrando pequenas reformas

Quando a vida muda e a casa tem que se adaptar a essa nova realidade ou simplesmente porque você já não agüenta mais olhar para aquela parede todos os dias, é hora de mudar.
Mas mudar o que? Por onde começar? Como reformar com pouco dinheiro?

Comece a relacionar o que gostaria de ser feito, independente se é possível ou viável. Isso expõe tanto o sonho como as necessidades que levam a pensar numa reforma, ajudando nas decisões e estabelecimento de metas.

Para economizar
Planeje
tudo com antecedência, pense no que realmente te incomoda e que você deseja mudar como se, por exemplo, se precisara mesmo derrubar essa ou aquela parede, retirar antigos revestimentos...

Uma ótima dica para começar é ter em mãos um pequeno projetinho elaborado com a ajuda de um arquiteto.
Desta forma, é possível que você mesma possa administrar a reforma e economizar além de dinheiro, muita dor de cabeça.
Um arquiteto é imprescindível para ajudar a enxergar algumas coisas importantíssimas que passam despercebidas.

Quebrar as paredes certas faz muita diferença - Se por ali passam encanamentos, será preciso gastar mais com a realocação das tubulações.
Se as paredes exigirem reforços estruturais, os gastos também aumentarão.
Você sabia que com parte do entulho que restar da derrubada das paredes ajuda muito na economia de material, por exemplo?
O próximo passo e fazer a pesquisa de preços, saber custos aproximados; materiais, mão de obra, caçamba para retirada de entulhos... Enfim, de quanto será o seu gasto.

Mão de obra de confiança
- Faça no mínimo 3 orçamentos, para execução do mesmo trabalho.
- Solicite referências do profissional escolhido de outros serviços já executados por ele.- Verifique qual a especialidade deste profissional, ou se ele possui equipe qualificada para cada área distinta.
- Informe-se pessoalmente sobre todas as etapas que serão executadas e quais os produtos que serão substituídos. Ex: Não compre pias, sanitários torneiras etc. antes da hora. Vai ficar tudo encostado ocupando espaço, sujando... tem coisas mais importantes para serem adquiridas até chegar nessa etapa.
- Verifique se o profissional possui ferramentas adequadas para a execução do serviço e se estão em boas condições de uso.
O contrato da mão de obra deve prever um cronograma físico/financeiro de forma que os pagamentos sejam feitos por fases concluídas.
O último acerto só deve ser feito na entrega da obra. Não pague NADA antes.

Indo às compras
Sem muito dinheiro parece bem mais complicado decorar os ambientes da casa e deixar todos os cômodos em harmonia e com estilo. Porém, é importante usar a criatividade para trazer alternativas que deixem sua casa de cara nova sem desequilibrar o orçamento. Não tenha pressa.
Pesquisando
Pense que tipo de revestimento você gostaria, madeira, piso sintético, cerâmica, pedras...
Pontas de estoque são excelentes para adquirir revestimentos de marcas boas existentes no mercado e por ótimos preços - Mas atenção; - Compre de 10 a 20% a mais porque depois você não vai mais encontrar as peças. Geralmente são sobras ou mesmo produtos que sairão de linha.
Verifique a indicação de uso quanto à resistência, a escolha certa depende do tráfego a que o piso estará submetido nas condições de uso.
Ter toda essa trabalheira e depois descobrir que comprou um tipo de piso inadequado... Cruz credo!!, é de chorar, confesso que já paguei esse mico uma vez.

Quando o orçamento fica muito apertado, é preferível economizar na compra de cortinas ou luminárias para investir em bons materiais de hidráulica como cubas, torneiras e revestimentos cerâmicos.
Nas áreas molhadas, opte por revestimentos que vão até determinada altura.
Na cozinha, por exemplo, não há necessidade de revestir paredes onde ficam apenas armários, geladeira ou mesa, gera uma grande economia.
Existe também no mercado laminado especialmente desenvolvido para ser usado em parede - Inclusive pode ser aplicado diretamente sobre azulejos.

Aqui na minha pequena reforma da cozinha, fui obrigada a retirar todos os antigos azulejos que iam até o teto porque estavam descolando, já havia dezenas de buracos na parede. Para ganhar tempo e ainda 15% mais a menos optei por usar placas de gesso como revestimento de paredes, no lugar da massa fina; é rápida e seca em 15 minutos.
Depois recebeu pintura acrílica e revesti com azulejos apenas a área da pia da cozinha e tanque
.

Dá uma olhada no site da Casa.com para ver modelos de 27 conjuntos da dobradinha cubas e torneiras. Para cada tipo de cuba é necessário analisar a altura, a eficiência, a praticidade...Fique atento!
Revestimento para muros

Quem disse que as portas tem que ser brancas?

Mudanças no meio da obra
Perder o foco do objetivo inicial pode gerar desperdício de dinheiro e tempo, acarretando vários transtornos a todos, seja nos prazos e orçamentos estourados.
Uma coisa muito importante é avaliar a flexibilidade do projeto, muitas vezes não conseguimos realizar tudo como gostaríamos, temos que fazer por partes.
Por partes, também vou completando esse assunto ok?
Boa semana a todos.