Wednesday, September 16, 2009

Primavera chegando

A primavera faz brotar em nós um ar de começos e recomeço.
Parece que, dentro de nós, a gente começa a dizer: "a partir de agora tudo vai ser diferente"; "tudo vai dar certo"; "tudo vai mudar pra melhor".


É isso mesmo, parece que na primavera há mais espaço para os sonhos e alegrias que estavam acorrentados em nossos corações e em nossas mentes.

Como estamos entrando na estação mais bonita do ano, a primavera, escolhi como símbolo dessa renovação a "Primavera" como a árvore do mês. Nomes populares: Primavera, buganvília, três-marias; Família: Nyctaginaceae Espécies: Bouganvillea glabra; B. spectabilis e B. híbrida.

Com podas adequadas pode ser cultivada como uma arvoreta ou árvore uma vez obtida um tronco suficientemente forte, dispensando então qualquer tutor.

De fato, esta bela planta brasileira é cultivada normalmente para ornamentar pérgulas e arcos de entrada, sendo conduzida como uma trepadeira.

Para aumentar a floração convém adubá-la com um adubo completo após a poda. Em jardins pequenos ou em arcos ou pérgulas únicas convém plantar apenas uma variedade de cor.

Através de podas bem conduzidas pode-se "moldar" a Primavera, obtendo praticamente a forma que se quiser da planta.

Mas também pode ser plantada num belo vaso para decorar varandas e pequenos espaços.

Primaveras em vaso
- Terra vegetal, areia e local que bata sol pelo menos quatro horas diárias.
- Regar pela manhã ou à tarde, quando os raios solares não estão intensos.

- Fazer adubações periódicas, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P).

As Primaveras ou Buganvílias preferem solos férteis e ricos em matéria orgânica. Reproduzem-se normalmente por estacas e raramente por sementes.
As podas devem ser efetuadas somente entre julho e agosto. Como as podas podem reduzir as floradas subseqüentes, convém remover apenas galhos velhos ou mal formados, procurando equilibrar a planta.



Harmonia de cores magníficas
Enfeitando o jardim
Semeando paz e amor
Que há dentro de mim.
A primavera convida
À vida celebrar
Mostrando que é possível
Sempre recomeçar
Que as flores e o perfume
Da Primavera possam estar
Todos os dias de nossas vidas
Para seu sentido renovar

Hermes José Novakoski

Decoração Provençal

Bom dia meninas lindas! Ou seria melhor dizer: Bon jour filles jolies ! Adoro estilo provençal, o moderno e atual, tudo clarinho, branco, tons suaves. Falando um pouco da origem (porque Casa também é cultura) segundo o meu fiel escudeiro google, rss..." os móveis em estilo provençal refletem o clima ensolarado e colorido da natureza exuberante do lugar, mas também são frutos de um jeito prático e ecônomico de trabalhar a matéria prima diponível. A maioria desses móvéis eram feitos em madeira clara e barata da região e eram tratados com verniz em tons de cantanho. Na recriação de estilos mais sostificados, as peças recebiam uma pátina branca ou verde claro para cobrir os entalhes imprecisos da madeira". Se deliciem e inspirem-se com as imagens abaixo...

















Imagens by Picasa




Bejinho... au revoir , rss!


>