Monday, December 21, 2009

Papo de Peru

Papo de Peru - Gigante - Paisagismo
Há quem diga que Natal não é Natal se não tiver peru, e em muitos casos há quem goste do sabor da ave, mas não gosta do fato dela ser mais seca. O mesmo é dito sobre o pernil.
A experiência me ensinou que quanto mais tempo fica no forno mais seco fica o assado, e isso não é exclusividade do peru ou pernil, vale pra pães, bolos, tortas, enfim, tudo o que vá ser feito no forno.
Quando o peru avisa que está pronto o que se faz?
Retira-se o papel alumínio e deixa no forno mais um tempo, para que possa dourar, fica realmente muito mais bonito, mas resseca também; se não bastasse isso, o coitado do penoso ainda é assado durante o dia para que na hora só precise esquentar e secar mais um pouquinho, claro.
Vou dar duas sugestões para quem gosta do peru.
A primeira é colocar sobre o peito várias fatias de bacon fatiado, desde o começo do processo no forno.
Foto Rainhas do Lar
A segunda é colocar algumas pelotas de manteiga ou margarina entre a pele e a carne do peito.Nos dois casos o efeito será o mesmo, a gordura derreterá e penetrará na carne, e fará com que fique mais úmida.
Vai uma terceira dica se precisar esquentar as sobras, no dia seguinte, borrife um pouco de água sobre a carne e não se esqueça de colocar o papel alumínio para evitar que mais uma vez resseque.
Dica sobre o uso do papel alumínio:
O lado brilhante da folha, por ter uma rugosidade menor (é mais liso), propicia menor aderência de alimentos e substâncias na sua superfície, além do que seu índice de refletividade ao calor é maior o que pode aumentar um pouco o tempo de cocção dos alimentos. Assim, tecnicamente falando, o ideal é utilizar-se o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor.
Já está aberta a votação no site casa.com para escolher entre os blogueiros do site o melhor post de 2009.
Foi difícil escolher um único post para enviar, mas eu escolhi participar com um que tem a cara deste blog - A casa como ela é
Se gostarem é só clicar aqui e votar no meu post.

Um abraço fraterno a todos e até daqui a pouco!