Tuesday, January 19, 2010

Um dia no mato

Anos atrás conheci a passeio Visconde de Mauá, que certamente muito me inspira a escrever, a pintar, criar e me ajuda também nas poucas conclusões que vou chegando.
Lembro-me de que do alto da serra, quando avistamos (eu e o marido) deslumbrados o que havia por descobrir, imediatamente nos apaixonamos pelo lugar.  Frequentamos a região por anos a fio. Compramos um pedaço de terra e um dia partimos em busca de uma vida melhor. E assim nasceu a nossa pousadinha.
Ao contrário do que muita gente imagina a suposta "dolce vita" cercada de montanhas, cachoeiras, animais e gente de passos leves e fala mansa tem também seus picos de estresse e ansiedade-além de muito, muito trabalho.
Imaginem viver construir no meio do mato matão, incluindo no caminho de casa alguns quilômetros de estrada de chão esburacada e, em algumas épocas intrafegáveis, a cada tijolo levantado era uma festa.


As fotos abaixo não me deixam exagerar, o lugar parece ter saído de um quadro
adeus carro...adeus...
Para começar a “jornada no paraíso”, foi preciso dispensar algumas tecnologias: não havia telefones, coisa que me deixava enlouquecida por não poder conversar todos os dias com os meus filhos, com minha mãe ou meus amigos. De início nem luz elétrica havia e tivemos que abrir mão de inúmeros confortos, aliás, todos os confortos.
A compensação, sem duvida, era ter tempo de sobra para refletir pensar, repensar e ver o mundo com as lentes da emoção. E eu estava muito disposta a isso.
Lá podia ficar em silêncio, gastar horas caminhando, parar diante de uma cachoeira e tomar banho nas suas águas puras e cristalinas e não pensar em nada.
Podia contemplar diariamente a flora exuberante e perfumada que mostra a suas jóias em cada recanto da Mata Atlântica. Era uma verdadeira constatação de como a vida pode ser simples.
Viver em um lugar dentro da mata que está em constante movimento, onde tudo depende das estações do ano e apenas a natureza dá as ordens, não é nada fácil. Logo você vê como tudo acontece.
Você planta na época certa, cuida e vê crescer; há vida no solo, vida que penetra nas sementes, e quando a gente as toca essa vida passa para nós começamos  a perceber a transformação que ocorre; Surgem botões nas moitas, desabrocham flores nas arvores frutíferas, sente-se o perfume das flores silvestres à margem dos rios e córregos, e por toda parte os pássaros voam, pousam e cantam.
Os passáros no paraiso
São como anjos do céu
Para que tenha tanto amor
Assim na terra como no céu
Para que você se acostume
Com a vida eterna que terá
Que será cheia de graça
Como Agora em Mauá

Não existe possibilidade de você não sentir - Cercada de natureza por todos os lados aprendi que o aspecto mais humilhante que ela nos dá é a lição sobre a inferioridade do homem - A natureza é pronta, resoluta, inesgotável, lança plantas com vigor e liberdade e, quanto menos valiosa a planta, mais rápido e esplêndido o seu crescimento, já repararam nisso?
Aprendi a amar e respeitar verdadeiramente a natureza, os animais e a poesia que faz pensar com o coração.
vizinhança
meus peludos
E foi em meio ao silencio, a natureza e a sensação de paz que minha veia escritora foi se revelando através de insights, sonhos, reflexões e mensagens transmitidas em meditações diárias. Meditar para mim é silenciar, também podia ler dois ou três livros ao mesmo tempo.

Em meio a tal santuário inspirador comecei a pintar, criar objetos, inventar coisas, costurar e tudo que fosse manual.
Espero que tenham gostado da viagem