Friday, January 29, 2010

O Brasil é aqui

Há um tempo fiz uma exposição de fotos no meu Flickr onde só é permitido escolher fotos que não sejam suas (créditos por lá ok) - O Tema é Casas Do Brasil.
Gostei tanto de ver as centenas de fotos das casas desse Brasil afora, que decidi explorar mais o tema, afinal o nome do meu blog é Casas Possíveis.

Porém, muitas imagens de moradias que encontrei na minha busca, não são exatamente possíveis para viver em condições humanas, mas essa ainda é a realidade de muitos nesse nosso imenso Brasil.
Com seus contrates, desigualdades e a criatividade de um povo que apesar de toda a dificuldade consegue sorrir.
Não leve à mal
Tudo bem ôh rapaz!
Ei você ai em cima!
Entre outras coisas
Que eu quero saber
Por favor me ensina
Como esse povo que sofre
Com fome, que passa mal
Vai batucar na panela vazia
E fazer carnaval...
Por Terra Samba

Tem certos dias
Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Como um desejo de eu viver
Sem me notar...
Nada me irrita mais do que fazerem piadas ou humilharem o nosso povo. Quem constrói esse país e o mantém de pé, mesmo que em condições precárias é a camada mais baixa da nossa população.

Quem põe a mão na massa, quem queima literalmente o cérebro são os nossos cortadores de cana, os pedreiros e ajudantes na nossa construção civil, os catadores de lixo, os braçais, os desempregados, enfim, essa gente que labuta e raramente tem um teto digno para descansar a cabeça.

A paisagem parece um quadro, mas é a vista do morro
Quem já teve a oportunidade de ir à Europa, ou Estados Unidos sabe do que estou falando. O nosso povo é surrado, é sofrido, é judiado e mora mal.

Por conta dessas últimas tragédias por causa das chuvas, sempre reparo que muita gente de 30 e poucos anos tem aparência de 60. A pele é enrugada pelo sol abrasador, dentes podres ou faltando... Excesso de filhos, tudo isso faz dessa gente pobres coitados.
E ninguém os valoriza, e o mundo vai seguindo o seu caminho - Hoje só se fala em nível universitário, MBA, web 2.0, intelectualidade e cultura...

Nosso presidente mostra a cara do nosso povo e vem por aí a Marina Silva, mais uma ex-miserável... E mesmo assim as coisas nao mudam, nao andam...
Quando vamos nos movimentar e dar um basta ao sofrimento dessa gente?

Temos acesso aos meios de comunicação e principalmente ao voto, podemos e devemos fazer alguma coisa. Até quando o Brasil vai ter esse rosto sofrido, marcado pelas injustiças e mazelas sociais? Até quando a TV e as Igrejas vão se aproveitar desse povo pra tirar-lhes o pouco que lhes resta e nada dar em troca.

Não é apenas revolta de quem já viveu um pouco não, nem demagogia barata, não sou candidata a nada e não estou pedindo votos, e nao ganho nenhum tostão aqui nesse blog - São apenas alguns momentos de lucidez que transitam diáriamente em minha mente, minha alma...

Assistindo passivamente pela TV fico me perguntando: - Quando cai um avião, são feitas homenagens, flores são colocadas nos aeroportos, missas são celebradas. Se morre ou adoece uma celebridade então... 
Alguém celebra uma missa pelos miseráveis que perderam suas poucas tralhas na última enchente?
Alguém leva flores nas favelas pras vítimas das chacinas?
E dos menores mortos na Candelária?
Ou pros mendigos que foram assassinados no centro de SP, alguns até queimados vivos???

Só sei que enquanto vivermos nessa situaçao vergonhosa, estaremos todos à mercê da sorte de não perdermos alguém que amamos ou de sermos mortos com uma bala perdida...

Não precisamos de submarino nuclear, porta aviões de última geração e muito menos armamentos de destruição em massa...
Já possuímos a maior fortaleza contra qualquer inimigo em potencial: nosso próprio povo.
Criatividade a toda prova
Fé e memória nas paredes
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

O charme dos pinguins encontrei no blog Ponto Doc
Nas sacadas dos sobrados

Da velha São Salvador
Há lembranças de donzelas,
Do tempo do Imperador.
Tudo, tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito,
Que nenhuma terra tem!
Cayme
Café com leite e pão com manteiga (R$1,80) sempre vem acompanhado de um bom dia, obrigado e a certeza de que a felicidade custa pouco.