Thursday, February 4, 2010

Macarrão delicioso em um minuto

Arranjo com folhas e flores de manjericão
O macarrão é uma das massas mais consumidas no Brasil, pois afinal, a famosa macarronada de domingo é comum na casa de milhões de pessoas. O macarrão é consumido após ser cozido, acompanhado de diversos tipos de molhos.

Em uma família grande e tão ligada à cozinha como a minha não faltam histórias relacionadas à comida – guardo uma coleção de lembranças importantes saídas da cozinha ou em torno da mesa, e todos devidamente registrados em minha memória.

Na minha casa o macarrão de domingo era sagrado. E, por macarrão, pode-se entender todo e qualquer tipo de massa – No entanto eu sempre achei que havia certa preferência pelo espaguete e, apesar de ser um prato de certa forma corriqueiro, quando ele aparecia era sempre uma festa.

Encontrei na net esse video que ensina passo-a-passo como fazer o molho pesto:


Hummm....+ Dicas Molho Pesto

Se você não tem processador e nem liquidificador (não dá), mas pode testar na casa de algum amigo (a). Este molho pesto fica muito chique é fácil e delicioso e fica bom com qualquer tipo de massa - com o macarrão Linguine ou espaguete fica ótimo.


Ingredientes para 4 pessoas
200 g de manjericão fresco
3 dentes de alho
150 g de queijo parmesão ralado grosso 250 ml de azeite
100 g de castanha do Pará ou nozes (na verdade pesto é feito com pinoles, mas é muito caro… e nozes tb fica ótimo.)
Sal, pimenta a gosto
Duas pedras de gelo (o gelo ajuda a manter o verde das folhas de manjericão)


Bata no liquidificador o manjericão, o azeite, o sal, a pimenta e o gelo.
Assim que estiverem bem triturados, junte as nozes e bata por mais um minuto (não triture demais as nozes), por ultimo acrescente o queijo.
Caso a mistura fique muito densa, acrescente mais azeite até a consistência desejada.
Numa frigideira grande, derreta um pouco de manteiga, escorra o macarrão e transfira para a frigideira, em seguida derrame o pesto por cima.
Truque: reserve uma concha da água do cozimento do macarrão e despeje por cima da mistura para soltar o molho. Decore com uns raminhos de manjericão.

Para acompanhar:
- Tem coisa melhor que limonada bem gelada no verão?
Glamourise sua água:
- Folhas de hortelã ou rodelas de limão, abacaxi, melancia... Numa jarra bonita dão sabor e mais vontade de beber.
Água - Beber muita água é super saudável, isso ninguém discute, mas descobri também que ela é ótima para ir enganando a sensação de fome, ou melhor, de vontade de comer.
Última dica:
Geladeira muito cheia é um perigo! Você é o que você come!