Wednesday, March 3, 2010

Defensores dos animais e simpatizantes da causa

Peço um minutinho da sua atenção
Quase 7 mil pessoas já assinaram petição pela criação da primeira Promotoria de Defesa Animal do país – A meta inicial da ONG Sentiens de Defesa do Animal é atingir a marca de 10 mil já nos próximos dias.

A relevância de uma promotoria especializada na tutela animal, afora seus aspectos sociais e humanitários, vem das estatísticas reveladoras de autênticos genocídios de animais, a maioria impune.

Em São Paulo, por exemplo, calcula-se que haja um cão para cada sete pessoas e um gato para cada dezesseis habitantes.
Milhares de cães vivem em estado de abandono, sob condições hostis, sujeitos a fome, sede, frio, agressões, doenças, reprodução incontrolada e atropelamentos.
Quanto aos gatos, no meio urbano eles têm sido vítimas constantes de envenenamentos e mutilações.
Isso sem falar nos cavalos covardemente açoitados para puxar carroças...
As cidades que ainda permitem o uso de carroças e charretes são coniventes com o desrespeito a Lei de Crimes Ambientais por falta de fiscalização e combate à s crueldades cometidas com os animais de tração.
nos pássaros confinados em gaiolas ou nas incontáveis vítimas do sistema de criação industrial.

Apesar dos esforços de inúmeras organizações de direitos animais, o número de empresas e laboratórios científicios que ainda utilizam cobaias parece estar crescendo

Ameaça de Extinção: Devido às capturas ilegais para a venda a comerciantes inescrupulosos e, ao intenso desmatamento no seu habitat, este pequeno macaco está gravemente ameaçado de completa extinção
ABOLIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS DE QUALQUER ESPÉCIE EM APRESENTAÇÃO DE CIRCOS
A lista das perversidades parece não ter fim.

Os animais merecem ser tratados com dignidade, em razão de seu valor inerente, pouco importando sua relevância ambiental ou a eventual serventia que nos possam propiciar.

Sua proteção deve permanecer afeita a uma promotoria especializada, dotada de estrutura material e humana suficiente para fazer valer o princípio da precaução, para processar malfeitores, para reverter os desmandos do poder público nesse setor, para enfrentar os poderosos interesses econômicos que ditam as regras da exploração animal e, enfim, para questionar o sistema cultural que transforma seres vivos em objetos descartáveis ou perpétuos escravos.
Participe! Divulguem!
Assine a petição para que o Ministério Público apresente projeto de lei para a criação da Promotoria de Defesa Animal.
E para que os senhores deputados estaduais o aprovem.