Wednesday, March 24, 2010

Dicas sobre como replantar Antúrios


E maio do ano passado antes de começar minha pequena reforma, tirando as coisas do lugar, jogando coisas fora, abrindo espaço para outras, comecei a pensar em tudo que estava ali guardado no fundo das gavetas, no fundo dos armários, lugares onde guardamos as caixas com coisas que pensamos uma hora ou outra servir para alguma coisa, mas que, na verdade, nunca mais são olhadas e, quando são, é apenas uma lágrima minúscula... O que tinha lá? Por que estava lá?...

Rendeu o post VIVER COM MENOS É POSSIVEL (quem não leu convido para ler agora).
Na ocasião tinha na área de serviço uma muda de antúrio tamanho médio que nem sei como resistiu ao caos da obra. Não considerei fotografá-la.

De alguns meses para cá, depois da casa já mais organizada comecei a tratar da plantinha e fui tentar descobrir como replantar, cuidar e ter o vaso sempre florido.
Dando flores
O antúrio é uma planta tradicional no paisagismo brasileiro, me lembro de quando era criança que em quase todas as casas tinha um vaso desses.
De portes diferentes e flores de coloração que vão do branco ao vermelho, incluindo o rosa, o salmão, o verde e o marrom.
No mercado, tanto podemos encontrar esse tipo de planta com 20 cm de altura, quanto outras que atingem 1,5 m.
Flor que não é exatamente flor
A flor do antúrio não é exatamente o que costumamos considerar. Na verdade, a flor desta planta é bem pequena, são apenas aquelas bolinhas ou pontos amarelados que nasce na espádice, espiga central.
Mas o antúrio não impressiona apenas pela beleza da inflorescência. Suas folhas em formato de coração que variam de tamanho dependendo da espécie são extremamente exóticas e parece conter significados.
Entretanto, a beleza e durabilidade da planta na composição de arranjos e decorações dependem de fatores importantes. Em locais onde a umidade do ar é baixa, a folhagem deve ser pulverizada com água, para manter seu frescor e brilho.
Sua inflorescência (a parte tida como flor) chega a durar até 60 dias num vaso com água, após ser retirada da planta.
REPLANTANDO MUDINHA
estufa
Passeando pela net encontrei um vídeo sobre plantio de Antúrio onde aparece a figura simpática da Dona Iracy me fazendo lembrar a casa da minha avó e seu amor pelas plantas.
A Dona Iracy em suas oitenta e poucas primaveras, super ativa, alto astral, e em paz com a vida, parece que sabe bem o que esta fazendo.
OBS: Nesse filme podemos ouvir pássaros, são freqüentadores do pomar de Dona Iracy. Além de sabiá, sanhaço, corruíra, sebinho, pardal, bem-te-vi, beija for, rolinha entre outros, todos os dias revoadas de periquitos de asa branca e periquito rico aparecem em busca desse oásis em São Paulo.

Não deixem de ver imperdível