Monday, March 29, 2010

Bolinho de Bacalhau ASSADO

Foto Ideais a La Carte
No final do ano passado estava louca para comer bolinho de bacalhau, mas não queria frito.Procurando na internet, encontrei a receita da Tania Zazuskas (isso em 2008). Guardei o link e no final do ano passado resolvi testar. Lendo por cima a receita percebi que era muito parecida com a receita da mamãe só que eram fritos.

Ah, eu amei o as receitas da Tânia, para quem esta de dieta e não agüenta mais comer “comida sem gosto”, o blog Zazuskas é um endereço imperdível (guarde em seus favoritos).

No revellion deste ano fiz os tais bolinhos. Uau!! Não fotografei nada porque enquanto ia preparando ouvindo minhas musicas favoritas em companhia do meu amor... uma taça de vinho para cá, outra para lá...Desses que a gente guarda para ocasiões especiais.
Completamente desconectada, OFF, e apesar das taças de vinho deu tudo certo.

Ingredientes e preparo
1/2 Kg bacalhau dessalgado
1/2 Kg batatas cozidas e espremidas em purê
1 cebola grande bem batidinha
2 colheres de sopa de Amido de Milho
1/2 xícara de azeite
2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
3 ovos inteiros
Pimenta do reino a gosto
Cheiro verde picado a gosto

Processe ou desfie bem o bacalhau; aqui eu faço como a mamãe; desfiado.
Misture com o purê de batatas, as gemas, a cebola, o amido, o azeite, cheiro verde.Salgue se necessário e por último coloque as claras em neve e o fermento.

NOTA: A mamãe aprendeu a fazer os bolinhos com minha avó portuguesa, e eu aprendi a vendo fazer, até hoje não tinha escrito a receita, mas lembro que ela misturava ao bacalhau desfiado os ovos, a salsinha, a pimentinha bem picadinha (a mamãe é mineira e sem pimenta nada tem graça) e acrescentava uma nuvem de farinha de trigo ao purê de batatas.

Os bolinhos depois de preparados desmanchavam na boca, parecia comida de anjo - Era mesmo para comer de joelhos.
Para a mamãe era uma luta, tinha hora que ela dava um berro porque a gente ia roubando os bolinhos antes de irem para a mesa.

Coloquem em forminhas de empadas descartáveis previamente untadas e enfarinhadas. Forminhas de empadas também dá certo.
Leve ao forno médio até dourar...

Postei aqui no final de 2008 outras receitas que gosto de fazer com bacalhau, além de várias dicas sobre os cuidados com a compra do bacalhau, armazenamento, congelamento e dessalgue etc

E vamos à Páscoa então!
Sugestão de embalagem para ovos caseiros
Desejo uma linda semana a todos!