Tuesday, April 27, 2010

Como alugar um imóvel

De uma forma geral, encontrar o imóvel certo e ser um bom inquilino é algo que dá trabalho.
Essa semana ajudando uma amiga a procurar um imóvel, lembrei-me de algumas saias justas pelos quais passei e resolvi colocar no papel para dividir com vocês algumas dicas importantes que devem ser bem observadas na hora de alugar um imóvel.
Sempre vá ao imóvel que pretende alugar
Apesar de adorar a Internet e de resolver muitos de meus problemas através dela, recomendo que não faça isso quando for pensar em alugar uma casa ou apartamento. Mais, vá ao imóvel durante o dia, de noite e no final de semana.
Você pode descobrir, depois de ter assinado o contrato, que toda quarta-feira acontece bem na sua rua uma feira e que a barraca de peixes, por exemplo, é bem na sua porta
.
Sua melhor companhia na primeira visita ao imóvel é sempre a câmara fotográfica
Fotografe o que achar problemático, registre a data da visita e mantenha um "dossiê" sempre à mão quando for negociar valores e condições junto à imobiliária e (ou) dono do imóvel.
Preocupe-se com os vizinhos
Eles, afinal de contas será sua companhia durante muito tempo. Procure conversar com os funcionários do condomínio e com os vizinhos - Saber onde vai pisar e dormir faz muita diferença.

Faça um diagnóstico da região
Se você tem filhos pequenos, não vai querer que eles precisem atravessar toda a cidade para chegar à escola, certo? Procure pesquisar sobre a infra-estrutura do bairro, das ruas ao seu redor. Algumas questões a ser levantada: há restaurantes por perto? E Supermercado, feira, escola, universidade, ponto de ônibus, de táxi, shopping?

Se seu caso for alugar apartamento, procure saber quanto custa o condomínio e o IPTU -  Em alguns casos os valores podem não estar dentro de seu orçamento e é melhor descobrir isso antes de alugar.

Lute por um bom contrato (para você) - É comum encontrar contratos que promovem multas para quem queira desistir, mesmo depois de 24 ou 36 meses.
Só assine se esta cláusula estipular no máximo 12 meses como tempo de permanência no imóvel. A vida é cheia de imprevistos!

A grande maioria das casas e apartamentos que você vai visitar apresenta algum problema. Faça as coisas com calma e, na dúvida nunca feche o negócio. A pressa, no mundo das finanças pessoais é quase sempre inimiga da perfeição.


Olho Vivo no contrato de locação
A decisão de alugar um imóvel residencial é tão importante quanto à de comprar. Qualquer deslize no contrato ou uma cláusula que passe despercebido pode causar dores de cabeça e prejuízos ao inquilino.

Antes de assinar o contrato, informe-se sobre qual forma de garantia será exigida dele.
Taxas como as de informações cadastrais e de elaboração de contrato devem ser pagas pelo proprietário. Se a imobiliária insistir em cobrá-las do inquilino, este deve exigir recibo discriminando a destinação dos valores.
De posse desse documento é legalmente possível solicitar a devolução da importância paga.
GarantiasO inquilino é obrigado a apresentar somente um tipo de garantia:

- O aval de um fiador, que se responsabiliza pelo cumprimento das obrigações assumidas pelo locatário, caso esse não as cumpra;
- Um seguro-fiança, contratado numa companhia seguradora e que corresponde ao pagamento mensal de uma quantia para cobertura de eventual aluguel não pago, costumam exigir comprovação de renda e isso muitas vezes pode ser um entrave muito comum, aliás.
- Ou caução em dinheiro, que é depositado em caderneta de poupança e restituído ao locatário ao término da locação acrescido dos juros e correção do período (descontadas as pendências como contas em atraso, por exemplo).
Pela Lei do Inquilinato, o valor dessa caução deve ser de, no máximo, três meses de aluguel.

Alugou!
Não vá derrubando paredes e arrancando janelas só porque julga necessário. Não reforme nada sem autorização formal (escrita) do locador. Simples assim.
Trate bem as correspondências do dono/locador. Se, por ventura, alguma conta, carta, revista ou documento ainda chegar ao imóvel mesmo depois de você já ter se mudado, comunique ao proprietário e (ou) à imobiliária. Seja gentil, um dia o dono do imóvel pode ser você.
Pague em dia as contas de água, luz, serviços públicos e impostos e seja feliz!