Wednesday, May 19, 2010

A versatilidade das pimentas

Entre temperos, especiarias e rosas em nosso mato não podiam faltar a pimentinha básica. Dona de um vermelho lustroso, a pimenta esquenta, provoca, desperta o paladar. Fã assumida de pimenta adoro usar o tempero. Gosto de mexer com os sentidos de quem esta comendo e a pimenta é muito boa para isto. Ela estimula a saliva.
Os bons cozinheiros sabem que para se preparar uma boa refeição os temperos são essenciais.
Vale lembrar que a pimenta é indispensável para o caldo da feijoada - um dos pratos mais famosos do Brasil.
Como bom senso é o segredo para quase tudo nesta vida, na cozinha não é diferente. Mesmo quem aprecia o apimentado deve ter cautela na hora de preparar um prato.
Ao contrário dos velhos mitos populares, a pimenta não faz mal ao organismo.
Ao contrário, faz bem. Claro que, como qualquer alimento, tem que ser consumida moderadamente. Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta tem qualidades farmacológicas importantes.
Minha avó mineira comia uma pequena pimenta malagueta todos os dias, com feijão esmagado, na hora do almoço.
Eu sempre tenho algum tipo de pimenta em casa e molhos à base de pimenta e, quando estou endiabrada no bom sentido,consumo pimentas in natura para soltar fogo pelas ventas. Nesses dias, uso até em saladas cortadas frescas em rodelinhas, fica uma delicia principalmente se remover as sementes.
Para conservá-las, pode ser com óleo, azeite, vinagre branco ou cachaça.
Lave-as com o caule e deixe secar sobre pano ou papel até ter certeza que estejam secas.
Depois tire os caules e use apenas as pimentas em perfeito estado (veja a foto que fiz com o caule bem tiradinho), sem aberturas ou furos tá?!.
Se você remover o caule antes de lavar, provavelmente vai entrar água dentro da pimenta e estragá-la. Uma pimenta estragada pode estragar o pote inteiro.

Essas fiz da penultima vez que encontrei os pés carregados, é ótimo para dar de presente.

É importante que as pimentas estejam secas, antes de ir para o vidro, senão sua conserva irá mofar.
Disponha as pimentas em pé, dentro do vidro, até não caber mais.Use luvas ou unte os dedos com azeite e tome bastante cuidado, pois sem querer você pode passar as mãos nos olhos.

Aromatizando azeite

Dentes de alho
Orégano
Pimentas dedo de moça
Folhas de louro
Galho de alecrim
1 Litro de azeite (dependendo do tamanho do vidro)

Num vidro próprio, coloque os dentes de alho, o orégano, a pimenta dedo de moça lavada e seca, as folhas de louro, o galho de alecrim e complete o vidro com o azeite. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Vale por 2 meses.

Aromatizando vinagre
pimentas
vinagre branco
1 dente de alho
sal a gosto (1/2colher de café) eu uso sal marinho
1 folha de louro ou alecrim (Se não tiver, não há problema)
Lave as pimentas, seque-as bem e coloque-as no vidro. Se tiver, pode misturar algumas pimentas verdes para enfeitar.
Junte 1/2 colher (café) de sal, o alho e a folha de louro em pedacinhos.
Acabe de encher o vidro com o vinagre. Agite bem para misturar. Deixe o espaço em torno de 1 dedo ou um pouco mais entre o nível do vinagre e a tampa do vidro. Fechar bem.
Dicas importantes
- Os recipientes e os utensílios no processo de aromatização devem estar bem limpos.
- O mesmo deve acontecer com as ervas aromáticas e especiarias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.
- Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e comece a trabalhar.
- Use recipientes de vidro porque permitem a visualização das ervas e especiarias, tornando até objetos de decoração.
- Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias.
- As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem as suas essências.
Desidratando Pimentas - Pimenta calabresa

Basta vc colocar as pimentas para secarem numa peneira e depois de secas, triturá-las no liquidificador, só pulsando, para que fiquem em flocos.Em seguida guardá-las em potes ou vidros com tampas e usar à vontade em tudo o que quiser. Mas, lembrem-se, elas ficam bem fortes.

Receita das Mocinhas Democráticas
O aperitivo é bem brasileiro e leva como ingrediente principal a pimenta Dedo de Moça. Desenvolvido por Márcio Minoru o prato traz ainda uma combinação de patê de lingüiça. Isso deve ser o bicho. Receita aqui.
Xô mau olhado
Há quem utilize a pimenta como tempero do amor, por acreditar que seja afrodisíaca, e também os que juram que ela afasta o "mau-olhado".
Essa fiz esses dias

Se você colocar sal grosso num pote como enfeite em um ambiente, o sal grosso deve ser trocado a cada 15 dias, pois também irá saturar.

O sal grosso retém a energia negativa, mas, em determinado momento, fica tão "pesado" que o próprio produto começa a emitir a energia negativa para o ambiente. Por este motivo, devemos sempre trocá-lo. O sal grosso que foi usado e, por isso, já está saturado deve ser jogado em água corrente.Eu costumo fazer um colar de pimentas e penduro no sol, depois coloco na porta da cozinha.Uso uma agulha e linha de costura, sem segredo.
Essas luzinhas comprei algumas aqui, ops minha filha trouxe, mas escolhi pelo site.

Por último gostaria de indicar um filme que aluguei ontem pela centésima vez que eu adoro.
Juliette Binoche é Vianne uma forasteira que, acompanhada da filha de seis anos, chega a um conservador vilarejo no interior da França. Lá, tem a "ousadia" de abrir uma loja de chocolates, ao lado da igreja, em plena Quaresma.
Com um ar de feiticeira, encanta alguns moradores com suas receitas, algumas bastante exóticas, como a que mistura chocolate e pimenta.

"Chocolate" pode ser incluído na categoria dos "filmes gastronômicos". Nele, a comida tem um papel de destaque. No filme o chocolate funciona como elemento transformador da vila onde se instala Vianne (Juliette Binoche).
O filme é belíssimo.