Saturday, May 22, 2010

O sabor do tempo

Acendedor automático
Mal o dia clareia o fogão a lenha é aceso. Manhoso como ele só, esquenta lentamente até tomar a temperatura ideal para o cheirinho de café escapar do bule e invadir quilômetros de distancia.
A gente acaba pulando da cama quentinha quase sem perceber.
Minha avó contava pra gente que na casa dela em Uberaba só existia fogão a lenha. É engraçado como essa memória ficou em algum local de minha mente e me fazer sentir o prazer e a alegria do aconchego que só cozinhas como essas podem nos dar - É um cheiro visceral que nos conecta aos nossos ancestrais ao redor das fogueiras.
Umas das coisas que sempre sonhei quando começamos a empreitada no mato era um dia ter um fogão desses.
Hoje é raro se ver um fogão a lenha nas casas, mesmo pelo as cidades mais distantes.
A necessidade de se preservar o meio ambiente dificulta a aquisição de lenha e aqueles que porventura, tenha um fogão a lenha, raramente podem fazer uso dele, pois a lenha se tornou escassa. Porém, felizmente lá no meu mato quando tem ventania, árvores velhas e secas caem feito penas e a gente faz a festa.
Galhos secos de araúcarias
Um dia vou contar por aqui o mico que paguei ao tentar fazer a minha primeira refeição completa quando inaugurei o fogão.
Felizmente tenho a sorte de ter comigo a Rosangela que nasceu em paragens muitos mais distantes do que essa e creseceu vendo a mãe, as tias e toda a familia ascendo o fogão a lenha.
Quando contei a ela minha saga com o fogão morreu de tanto rir quando eu contei que passei quase um dia inteiro tentando ascender pela primeira vez o tão sonhado fogão.
Uma vez aceso, o fogão a lenha só cessa seu trabalho quando todos vão dormir e olhe lá. Começa cedinho na hora do café emenda com o almoço, o lanche da tarde e o jantar. Assim, a mesa fica posta o dia inteiro e o cheirinho gostoso dos quitutes faz com que ninguém se afaste por muito tempo da cozinha.
Certa vez, intrigada de ver como a Rosangela conseguia acende-lo sempre tão rápido, puxei a cadeira, sentei e pedi para ela acender para eu ver.
A arte começa na forma de trançar paus grossos com os gravetos (isso vale também para ascender lareiras – Trançadinhos e gravetos. Galhinhos do pinheiro (araucária) que tem uma folhinhas bem fininhas, quando já estão secos pega fogo que é um beleza, sem contar com o cheirinho que é uma delicia.
A cozinha definitivamente virou a sala de visitas, aliás, fazendo um aparte aqui, se lembrasse disso antes gastava um zilhão a menos com a obra, porque a cozinha é de longe a campeã em audiência e público atrativo para quem mora nas grandes cidades e vai passar as férias num lugarejo de vida mais mansa. êita coisa boa sô!
Aqui num falta companhia viu!
Continuando então sobre a arte de acender o fogão, o que vi foi sopra daqui e dali e vai controlando a chama e assim o fogão fica aceso o dia todo. O mais incrível é que depois de acabado o fogo, as brasas podem ser guardadas, debaixo da cinza. É preciso que sejam cobertas de cinza, caso contrário apaga. Você olha para o fogão, tudo apagado – e não sabe que é só mexer na cinza com um pau para que as brasas vermelhas apareçam... Aí as brasas colocadas debaixo dos gravetos e do capim – é só soprar. Não precisa fósforo: o sopro acende as brasas. Esse é o truque de mestre!
Escolhi essa foto do bolo feito pela Bruxinha Leila, porque pelo menos ela teve a decência colocá-lo num prato antes de parti-lo. Vocês viram a foto ai acima do meu??O causo é que quando tudo isso acontece em volta daquele fogão, acho que fica a cozinha fica meio bagunçada, eu meio acordada meio dormindo... Esse bolo fica tão cheirooooso, tão bonito, tão gostooooso que ninguém consegue fazer foto dele sem estar faltando pedaços.
Agora é tempo da colheita do pinhão - Sempre me impressiono ao escutá-las explodir do alto das araucárias.
Sobre as araucárias aprendi com o povo que nasceu por lá, que a pinha fruto onde estão aglomerados os pinhões leva dois anos para amadurecer.
E outra coisa que é científica e que descobri com meus amigos por lá, é que quando o ar fica muito úmido se preparando para chover, as pinhas dos pinheiros que já estão abertas, fecham-se para que as sementes continuem secas. A pinha prevê quando vai chover: ela fecha quando o ar está mais úmido e abre quando o ar está mais seco.
Assim quando as pinhas do chão estiverem fechadinhas, o tempo está úmido e poderá chover. Se estiverem abertas, vamos ter um dia quente e seco!!!
Dedico esse post às montanhas desse lugar
Porque foi aqui que eu falei com Deus.