Sunday, July 4, 2010

Idéias sustentáveis

Nas minhas incansáveis incursões pela web nunca passo batido por uma informação ou alguma idéia nova para ajudar a solucionar o problemão das garrafas de pet.
Infelizmente para cada garrafa pet que você tenta tirar de circulação, outras milhões são colocadas no mercado e segundo especialistas são produzidas cerca de 9 bilhões de unidades anualmente só no Brasil, das quais 53% não são reaproveitadas.
Com isso, cerca de 4,7 bilhões de unidades por ano são descartadas sem dó e nem piedade na natureza, contaminando rios, indo para lixões ou mesmo espalhadas por terrenos vazios.
Apesar de 53% da produção ainda não ser reaproveitada, especialistas também lembram que a própria reciclagem não é a melhor opção. “A reciclagem tem um custo muito alto para o ambiente” - Para fazer a reciclagem do excedente atual, seriam necessários 224 milhões de quilowatts por hora de energia elétrica e 120 milhões de litros de água.
Por outro lado, e embora já tivesse visto outras casas feitas de garrafas plásticas no mundo, achei La Casa Ecológica de Botellas muito bacana, com design alegre e inspirador - A forma como uma garrafa encaixa na outra é sensacional.

A casa completa, com cama, mesa e cadeiras confortáveis, foi feitas a partir de cerca de 1.500 garrafas de plástico, 1.300 caixas de vinho e leite, e 140 CDs para as portas e janelas.
A casa é projeto de Alfredo Alberto Santa Cruz e sua família.


Siga este link para o site da casa de La Casa Ecológica de Botellas em Espanhol e Inglês
http://sites.google.com/site/lacasadebotellas2/
Outra idéia super luminosa é a reutilização das caixinhas de leite que sempre vão parar no lixo, se reaproveitadas podem ser transformadas em isolante térmico alternativo para residências e galpões, reduzindo a temperatura no interior dos imóveis em até 8º C.
A utilização das embalagens Tetra Pak pode ser feita de forma artesanal, pelo próprio morador, diminuindo os custos. A idéia de reaproveitar as embalagens de forma artesanal virou tema de estudo na Unicamp e resultou no Projeto Forro Vida Longa – uma alusão ao leite Longa Vida. Saiba como fazer.
Idéias simples e sustentáveis
cama de gato
para quem mora perto dos ocenaos
hortinha
Lembrancinhas para festas
Adoro bambu - Além de versátil, o bambu é ecológico e seu uso não agride o meio ambiente, pois, quando ceifado, rebrota em pouco tempo, (é uma das plantas que tem a maior velocidade de crescimento).
calha de bambu
Atualmente, a sociedade globalizada vem degradando o meio ambiente de modo que corre o risco de destruir todo o planeta mais depressa do que podemos imaginar.
É inegável que pertencemos a uma civilização que corre o risco de se destruir por seus próprios meios.

Se quisermos conservar o nosso bem-estar físico e psíquico, precisamos preservar a natureza e mudar atitudes urgentemente.
Respeite os animais; cuide das vegetações e florestas; recicle ou reutilize seu lixo; preserve o ar que respiramos; economize água. Salve a vida na terra. Para conservar sua saúde, preserve o meio ambiente.
Praticar o consumo responsável e ser seletivo na compra não é muito fácil, mas pode ser um bom começo.