Wednesday, September 29, 2010

Receita de prosperidade

Para aqueles que apreciam gastronomia italiana com uma pitada de encantamento, todo dia 29 é dia de comer nhoque, o gnocchi della fortuna – ou nhoque da sorte – tradição trazida pela colônia italiana.
As suculentas massinhas feitas de batata e farinha podem estar cobertas de molho ao sugo ou de outro molho de sua preferência e segredos de felicidade.
Nhoque de ricota e berinjela defumada receita aqui
A simpatia que é muito conhecida consiste em servir a massa com uma nota de dinheiro (ou moeda) debaixo do prato na data certa.
Diz a lenda diz que um nobre entediado com a vida de prazeres e fortuna, certo dia encheu um saco com moedas de ouro e saiu pelo mundo. Caminhou muito, gastando o tesouro aqui e ali. Passado algum tempo tinha a aparência de um mendigo; andava maltrapilho, não fazia a barba e não tomava banho.

Sem dinheiro, cansado, faminto e desistindo da vida, avistou um casebre no meio de um vale, bateu a porta e pediu comida.
Um camponês acolheu o pedinte, ofereceu-lhe um banho e um prato modesto, feito a base de batatas, mas que certamente restabeleceria as forças do viajante.
Receita tradicional batatas, farinha e ovos
Durante o banho o nobre descobriu entre seus trapos uma ultima moeda de ouro. Depois de se fartar de nhoque com molho de tomates, decidiu recompensar o camponês. Ofereceu o dinheiro que foi recusado. Ofereceu seus serviços na lavoura, mas também não foi aceito.


O generoso anfitrião explicou que o ajudara por mero prazer. O nobre resolveu então, esconder a moeda sob o prato e seguiu seu destino.
Pouco depois o camponês encontrou a moeda de ouro e, a partir de então, ele prosperou na vida. Assim se estabeleceu a tradição do gnocchi della fortuna.

Para quem não sabe, não quer ou não tem tempo de colocar literalmente a mão na massa, existe no mercado ótimas massas pré-cozidas que só dependem de um delicioso molho de tomates, que você faz num estante.
Tomates prontinhos para fazer o molho de sua preferência
Quanto às receitas do verdadeiro nhoque feito em casa, aconselho a pesquisar junto com São ao São Google. Por lá você encontra uma receita melhor do que a outra. 
A idéia das fitinhas – para lá de criativa - é da Pink Wainer, artista plástica descoladíssima que atualmente em parceria com Xico Sá e Zuca Pinheiro idealizaram a (loja conceito) Loja do Bispo
Fiel a historia, na casa da minha avó materna ela mandava a gente comer os sete primeiros nhoques em pé, fazendo pedidos. Depois, é só pegar a moedinha e oferecer a primeira pessoa necessitada que encontrar pela frente.
 

Acredito nessa lenda porque quando as pessoas são generosas recebem generosidade de volta.

Se não der para comê-lo hoje, não deixa de ser uma boa pedida para o final de semana.
Bom final de semana a todos e com votos de que São Google cuide de nós!

Ah, li por ai que a oração é tão poderosa que promete trazer a pessoa amada em até três dias.

Almofadas lindas e Entrevista no Blog Baú de Ideias





Bom dia amigas e visitantes!

Almofadas lindas não é verdade? Não sei quem fez, encontrei neste Album do Picasa

se alguém souber da autoria me avise por favor para que eu coloque os créditos...mas fala sério não são umas belezuras?? Flores e borboletas aplicadas, fizeram toda a diferença! Ainda no tema Primavera (que adoro), rss, que tal decorar nossos cantinhos com almofadas cheias de apliques do gênero? Para as mais prendadas sei que não será dificil.

Abaixo, uma alegria que quero dividir com vocês, uma entrevista onde meu trabalho obteve reconhecimento, adorei e agradeço a Michele por essa oportunidade de divulgação, confiram Blog Baú de Ideias.









Beijinhos a até mais...