Wednesday, December 8, 2010

Arroz de festa

Arroz de festa era ou ainda é pessoa que chega à festa antes de todo mundo, ou pessoa que não perde uma festa – Se o arroz de festa não foi, pode saber que então a festa era ruim.
Trocadilhos a parte, arroz de festa para mim é aquele arroz refogadinho de cada dia acrescentado de algum ingrediente especial.
Adoro arroz de todos os tipos, tanto que este já é meu terceiro post para falar do arroz.
Aquele cheirinho de arroz refogadinho inconfundível que invade a casa quase todos os dias hummm.
Bueno, hoje quero dar dicas e sugerir algumas idéias quanto ao preparo do acompanhamento mais famoso no Brasil e que não pode deixar de comparecer nas festas de final de ano - O arroz.
Clique para aumentar a foto
Uma coisa que eu aprendi nesses anos todos preparando menus de fim de ano para a família, é que o arroz não pode faltar e que sempre tem algum enjoado que só come arroz branco.
Por outro lado, descobri que é totalmente possível transformá-lo de acompanhamento em um protagonista da refeição a partir do arroz preparado da maneira tradicional - Cada cozinheira tem sua fórmula para que o arroz fique bem soltinho, portanto use a sua.
O mesmo caso serve também para o arroz integral.
Já postei aqui como faço meu arroz soltinho.

Dica: No dia quando estiver preparando o arroz da maneira tradicional, sugiro refogar no azeite dois dentes de alho, antes de fritar o arroz. Deixe-os inteiros, para que o gosto do alho não fique muito pronunciado. O resultado final é um sabor bastante sutil e ainda o bônus de comer os dentes de alho cozidos, que ficam bem delicados.

Dica: arroz branco, adicionando Curry ou açafrão dá cor e aroma, deve-se colocar esses tipos de condimentos antes de colocar água no arroz para cozinhar. Cuidado com a quantidade para não ressaltar demais suas características.
Com o arroz já pronto você pode preparar o “arroz de festa” com mais variações a cada nova refeição, e não corre o risco de estragar. Muitas vezes, dependendo da temperatura do ambiente, depois de algumas horas o arroz pode modificar o sabor por causa das misturebas.
Ingredientes como castanha-do-pará, castanha de caju, nozes, amêndoa, castanha portuguesa, avelãs, uva passas, damascos dentre outras... Inspiraram a criação de saborosas porções de arroz.
Castanhas são frutos oleaginosos possuem abundância de óleo, e, apesar de ser pequenas, suas características são bastante expressivas: é saudável, nutritivo... E um tanto calórico! Porém, os especialistas garantem que o consumo moderado não só é permitido, como indicado.

Na hora de levá-las para casa, dê preferência as que vêm com a casca, pois é dessa forma que seus nutrientes são preservados, outra dica é conservá-las na geladeira, evitando assim a oxidação.
Na hora de preparar basta triturá-las um pouco e misturar com o azeite, sem aquecer muito.

Porque azeite e manteiga
A maioria das receitas para incrementar o arroz branco leva azeite ou manteiga ou ambos.
O azeite estabiliza a temperatura da manteiga fazendo com que ela demore muito mais para queimar, e a manteiga por sua vez ajuda o azeite a dourar os ingredientes, acrescentando mais sabor.

Eu já uso no dia a dia azeite extra virgem para fritar, ou refogar. Aprendi num curso rápido sobre como preparar trutas, que quando misturamos o azeite que tem uma estrutura molecular menos densa, com a gordura da manteiga que é mais densa, o azeite ajuda a diluir essa gordura densa, aumentando assim o seu ponto de queima, e o melhor de tudo… Criando um sabor incrível!

Portanto, para conseguir sabor suave aqueça amêndoas, avelãs e outros tipos de castanhas na manteiga com um fio de azeite para que o arroz fique aromatizado.
Não deixe cozinhar. Afinal, não tem mais nada cru ali. Passas e frutas secas devem ser acrescentadas no final.
Com brócolis...
Com nozes
Gosto de preparar essas misturas em panelas wok, caçarolas, ou frigideiras grandes, acho que distribui melhor o calor e dá para finalizar tudo em uma única panela. No final é só mexer tudo delicadamente, corrigir sal e a pimenta.
Apague o fogo acrescente cebolinha verde fogo e transferir o arroz para uma linda travessa.
Que tal usar uma sopeira antiga com tampa para servir seu arroz?
Arroz integral com curry receita aqui
Com arroz no lugar de trigo, tabule fica parecendo um risoto geladinho, receita aqui
Abaixo salada de arroz integral com brócolis aqui
Com açafrão e frango
Com bacalhau e azeitonas pretas
Quer enformar?
O arroz é um alimento de extrema importância na luta contra a fome, além de ser um símbolo de identidade cultural e de união entre os povos. Afinal, quase 3 bilhões de pessoas em todo o mundo compartilham das tradições relacionadas a esse produto.

No sudeste da Ásia, muitos agricultores ainda comparam o grão de arroz a uma pepita de ouro!
No Japão, ele é considerado um autêntico símbolo da cultura nacional.
Na África Ocidental, as boas-vindas aos convidados são feitas com pratos de arroz preparados especialmente para eles.

Por tudo isso, o arroz é muito mais que um simples alimento. É sociedade, cultura, política, negócio e comunhão. Em outras palavras: arroz é vida.