Tuesday, June 7, 2011

Canjica pra que te quero

Obra de Hugo Espíritu Escobar

Está para brotar da terra um alimento mais versátil que o milho. Entre os três cereais básicos que regem a grande parte da alimentação ao redor do mundo trigo, arroz e milho, o grão amarelo que germina das espigas é o mais polivalente.
São inúmeras as receitas criadas com ele: pamonha, polenta, canjica, pipoca, suco, curau, broa, angu, bolo, farinha, sorvete... Ufa. Haja fôlego para enumerar tantos pratos feitos desse alimento tão cheio de significados quanto de sabores.
Hoje quero falar sobre a canjica.
Neste fim de semana recebi a minha filha que mora fora veio nos visitar, como ela estava morta de saudades das comidinhas pediu para que eu fizesse feijoada que, aliás, neste frio é uma super opção (gostosa e engordativa). Para completar a orgia gastronômica resolvi fazer uma canjica para comer fora de hora, antes de dormir ou mesmo para acompanhar o café da manha.
Momento não tem preço!
Não me lembrava da receita e nem ao menos se eu já tinha preparado essa delicia, pelo sim pelo não chamei São Google protetor dos aflitos que sempre nos salva a qualquer instante, e fui à caça da receita. Se eu não soubesse de vários detalhes por experiência ou intuição, minha canjica tinha ido para o lixo.
Tenho reparado que na internet muita gente publica receitas erradas; erram nas quantidades; no modo de preparar; escondem truques... Outros acabam inventando receitas mesmo e nem testam. Tem de tudo... Estamos num mundo em que quantidade vale mais que qualidade é fato. Para quem ainda não tem muito traquejo com as panelas é a morte.
Well, vamos por partes como diria Jack.
Primeiro os ingredientes e as quantidades que usei:
500g canjica – Conhecida também pelo nome de curau, munguzá e em inglês hominy
3,5 a 4 litros de água
01 litro + 250 ml* leite (aproximadamente)
01 lata leite condensado
01 garrafinha de leite de coco
01 pacote de coco ralado
70 Gr amendoim torrado e moído (opcional)
Canela em pau, pó e cravos da índia a gosto

Modis operandi
Coloque a canjica de molho por 2 horas
Despreze a água do molho, lave bem a canjica, acrescente de 3,5 a 4 litros de água fervente e leve ao fogo (em panela de pressão grande) cubra com água, passando 4 dedos do nível
Neste momento você pode acrescentar paus de canela e cravo a gosto
Deixei cozinhar por cerca de 20 minutos.

O tempo de molho e o tempo de pressão são sempre inversamente proporcionais. Quanto mais tempo ficar de molho, menor será o tempo de pressão e vice-versa. Lembrando também que a qualidade da canjica também interfere nesse processo.

Canjica cozida e macia é hora de escorrer a água do cozimento. Mas antes, aqueça bem o leite antes de adicionar. O choque térmico pode endurecer os grãos!
Leite no ponto despeje sobre a canjica e deixe ferver por alguns minutos, mexendo bem até o leite encorpar.
Depois acrescente o leite condensado e o leite de coco (um de cada vez para não esfriar o leite), mexa bem e espere chegar novamente bem próximo ao ponto de fervura.
Por fim acrescente o coco ralado e o amendoim torrado.
A canjica deve ficar levemente cremosa, mas ainda líquida.
Na hora de servir polvilhe canela em pó.

OBS. Cada vez que for esquentar a canjica para servir, deve-se acrescentar um bocadinho de leite quente para não grudar e voltar à textura.
RECEITA COM GARANTIA VIU!

Algumas informações nutricionais sobre a canjica:

O milho de canjica tem alto teor de vitamina A, B1, B2, niacina, potássio, ferro e fibras.
A vitamina B1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia.
A B2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante.
É rica em carboidratos e naturalmente não tem muita gordura.
Para deixá-la mais light evite adicionar amendoim à receita - Cada colher de sopa de amendoim tem cerca de 60 calorias, o que é uma quantidade imensa para um punhado tão pequeno. Mas ai tem o leite de coco, o leite condensado o que aumenta o teor calórico...
Quem pretende controlar a quantidade de calorias, pode optar pelos produtos light, e quem não pode consumir açúcar tem como alternativa os ingredientes diet.
Já os despreocupados com o peso, ou com dietas rígidas podem aproveitar, mas é bom lembrar que o consumo deve ser moderado.
Foto : Milton Moraes Jr.Olha ai uma sugestão quentinha para o final de semana dos namorados.
Frase da semana

"Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar".

No comments:

Post a Comment