Tuesday, September 20, 2011

Tarefas domésticas

Meus tempos de revolta com as tarefas domésticas acabaram. Não vou dizer que tenho orgasmos fazendo, mas posso PENSAR enquanto faço, e isso basta. De vez em quando o pensamento sai em verso, paro, vou anotar - esqueço aquela tarefa, acabo indo fazer outra coisa, e morro de rir quando reencontro a tarefa inacabada.

A casa nunca pára. Se parar, tem alguma coisa errada no ar. A mamãe sempre dizia que serviço de casa não acaba NUNCA, afinal uma casa está em constante movimentação; Sempre há uma tomada para consertar, uma lâmpada para trocar, uma torneira que pinga e precisa parar de pingar, descarga que emperra vasos para rechear. E também a comida que precisa ser feita e o supermercado, claro.


A gente dá uma voltinha pelos cômodos e logo percebe que gostaria de uma cortina nova aqui, trocar a capa do sofá... De repente o enxoval começa a ficar gasto, as toalhas já não são mais tão fofas, os travesseiros já não estão macios... Essas coisinhas que deixam nosso dia-a-dia mais gostoso.
Muitas vezes a gente começa a sentir-se desconfortável e a ficar incomodada quando percebe que há coisas a fazer e que não consegue de estalo.

Para isso, a lista do lar é milagrosamente salvadora. Em vez de ficar apreensiva ou nervosa com o movimento que, às vezes, parece fugir ao controle, faça uma lista. Anote num caderno bem bacana as urgências e também as delícias.
Faça listas separadas por assunto: Compras, serviços, organizações, decorações... Sobrou um tempinho no meio da semana? Chame o faz-tudo mais próximo para ajudá-la.
Acordou bem-humorada no sábado ou no domingo? Que tal escolher nesse dia o objeto ou arrumação que vai deixar sua casa do jeito que você gosta?
Assim fica mais fácil administrar o tempo dentro de casa e também usá-lo a seu favor. E não queira resolver tudo num dia só. Além de humanamente impossível perde a graça. Uma coisa por vez e sempre, é a melhor pedida.
Nas últimas semanas comecei a cuidar do meu jardim. Sim, cuidar de plantas dá trabalho. Mas o bom é que até esse trabalho dá prazer, por mais árduo que seja.
Minha experiência anterior me ensinou que a melhor época é agora, quanto mais perto da primavera melhor, quando chegar o inverno, a planta terá crescido o suficiente para se defender do frio e da seca. Em breve volto aqui para mostrar o comecinho desses cantinhos.
Então vamos começar?

No comments:

Post a Comment