Friday, October 28, 2011

Por uma vida mais leve

Muito se tem falado em desapego: desapego em relação a bens materiais, ao dinheiro, às pessoas ou a um relacionamento, desapego em relação a uma situação que incomoda e persiste ou até mesmo o desapego quanto à situação feliz que já passou, mas que por insistência ou falta de treino ainda estamos demasiadamente apegados.
Esta semana em uma das minhas incansáveis busca por uma vida mais leve, por mais espaço e praticidade fiz mais uma daquelas arrumações que quando você termina se sente mais leve...
Uma das coisas que mais gosto de fazer, é organizar o guarda-roupa e armários em geral e aproveitar para tirar objetos que não uso mais.
Hoje divido com vocês apenas três passos que aprendi ao longo dos últimos anos que me ajudam a praticar o desapego.
Em primeiro lugar pense e analise comigo: Objetos, móveis ou roupas devem ser usados.
O que é usado constantemente nos faz feliz, fica à mostra na estante, nas paredes, na sala, no sorriso, nos encontros.
Então, fique atento: Percebeu que tem coisas que não estão mais cumprindo a função, passa para frente para que ele volte a ter utilidade junto a quem precise (pense nas pessoas mais intimas ou nas instituições). Em meio à arruação percebi que tinha um aparelho de som antigo, mas ainda em bom estado de uso que não usava há séculos – Doei para uma amiga. Ela ficou tão feliz que eu ganhei a semana.

O segundo passo é analisar fria e conscientemente se você ainda se identifica com os objetos ou roupas. Na maioria das vezes percebemos que tem coisinhas entupindo todos os cantinhos da casa que não tem mais nada haver conosco. Dá para preservar muitas coisas, peças mais clássicas, por exemplo, que nunca saem de moda.

Por último não tenha medo de se arrepender! Desentulhe-se, abra espaço para o novo e se permita a novas sensações - Se mesmo assim ficar em dúvida sobre reter ou não alguma coisa faça uma experiência pessoalmente: Guarde uma seleção de peças que não usa mais em algumas caixas ou malas durante seis meses para testar a possível falta que elas farão.
Praticar o desapego é um hábito que acontece de dentro para fora, não adianta forçar, deve acontecer como um tratamento – Você quer parar de fumar? Quer emagrecer? Quer ter uma vida mais saudável? Você sabe o que tem que fazer. Esse pequeno selinho peguei no blog Denefrestando, num ótimo post sobre a arte de praticar o desapego – Junte-se a nós!
Exercitar o desapego é assim também você só precisa querer.

No comments:

Post a Comment