Tuesday, February 1, 2011

Muito além de um jardim

Saí uns diazinhos do ar por justíssima causa; fui cuidar meu pedacinho de terra lá no mato, ficar um pouco com os meus filhos peludos, arrumar algumas coisas e curtir um pouco do “dolce far niente”.
Quando vou para Visconde de Mauá, costumo não conseguir sair da pousada. Também, não é para menos: quando chego por lá sou tratada a pão-de-ló. Eu entro em um estado de inércia absoluta.
Passo horas folheando meus antigos livros e revistas, ou simplesmente olhando para o infinito com a mente vagueando e de repente posso congelar uma imagem e parar no alto de uma das montanhas. Caminhei até as cachoeiras, me joguei em suas águas geladas e aproveitei cada minuto.

Fala se dá para resistir um ovinho caipira no café da manhã??
Já contei por aqui e AQUI um pouquinho sobre o lugar e como fui parar lá um dia.
Desta vez, resolvi revisitar pessoalmente cada uma das plantinhas que consegui reunir ao longo dos anos para compor o em torno da minha casa.
Florada nova
Jardins também deveriam ser reflexos da alma e não apenas um arranjo estético impessoal, pensando nisso assim que comecei a fazer experimentações com diferentes tipos de espécie de mudas, preferi criar um jardim que despertem sentimentos e que fosse adaptável á região.
Deixei em paz a bela Emilia que precisa de terra muito fértil, a bougainville que é muito resistente, mas não se dá bem com a geada e tantas outras que gostava. 
Por lá, plantei árvores nativas, cercas vivas resistentes, mudas de reflorestamento diversas, roseiras, Maria sem vergonha, hortênsias, reservei canteiros enormes para pimenta, alecrim, boldo, capim limão para que se espalhassem à vontade e jurei de pé juntos que de agora em diante nunca mais vou tentar esconder das visitas os meus vasinhos de plástico.
Aqui uma vista da cerca viva sansão do campo hoje com mais de 10 metros de altura
sansão do campo com bordadura de maria sem vergonha
cerca viva de cedrinho vista do lado de fora
Eu adoro misturar várias qualidades de plantas no mesmo lugar. Especialmente as que se "dão bem". É planta também se dá bem com umas e não se dá com as outras.
A partir das mudinhas bem firmes nos vasinhos de plástico, faço experimentos e observo as que gostam de sombra, as que vieram do mesmo habitat etc.
vaisnhos de plásticos e latas (laboratório permanente)
Lírio do brejo
sonho de consumo de todos os chefes de cozinha; as capuchinhas "capucinas"...estão lindas!
Trouxe pimentassssssss
Como as pessoas, as plantas se sentem bem na companhia de certas plantas. Na verdade, elas vêm de ambientes naturais onde existe multiplicidade e diversidade, comunica-se entre si por meio do perfume, atraem diferentes espécies de insetos e pássaros, acabam formando uma comunidade perfeita.
Pensando assim, você começa a perceber que pode querer um jardim de cheiros doces, como o do jasmim, e lá eu tenho em abundância Lírio do brejo que atrai beija-flores, com seu perfume intenso, arvores frutíferas que dão flores e atraem uma infinidade de espécie de pássaros.
Deixo aqui essa bela moldura mais parecendo uma pintura para suas fotografias é só clicar e ampliar.
Tuco (o fujão), Zera e Norminha
Quer mais?
Então, envio lembranças da Rosinha, uma mulinha que é o animal de estimação da nossa comunidade. Fica andando para lá e para cá que nem cachorro “comunitário”, já que todos a adotaram quando foi abandonada por um fazendeiro da região.
Come a grama das pousadas e fila alguma sobra de comida dos comerciantes.
Se por um acaso, você estiver num restaurante na vila de Maringá e, de repente, aparecer uma mula ao lado da sua mesa não se assuste , é a mascote Rosinha. Ela adora filar uma bóia posar para as fotos e um carinho dos turistas.
Há 20 anos que freqüento a região e a Rosinha já estava lá, aliás, foi a primeira vez que vi uma mula que não trabalha feito um burro. Essa tirou a sorte grande!

Por falar em lembranças, quero agradecer a todos os comentários deixados aqui e também agradecer aos novos rostinhos que tenho visto por aqui, to super feliz pelo carinho e prometo que vou visitar todo mundo – É sempre um enorme prazer. Boa semana a todos!

"Segue o teu destino...
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias"
Fernando Pessoa