Thursday, March 31, 2011

Viajando na Maizena

Antes de mais nada quero agradecer a todo carinho que tenho recebido mesmo estando tão ausente, afinal de conta mesmo virtualmente sinto muito carinho e amizade por cada um que conheci através do blog.

Já estava com saudades de escrever por aqui, mas ainda não estou recuperada da LER, portanto computador por enquanto só com muita moderação.
Essa semana enquanto dava uma geral nos guardados encontrei essa caixa de maizena velha e não me perguntem por que estava guardada. Antes que fosse para o lixo lembrei-me de uns vasinhos enfeitando mesas que andei vendo por ai um dia desses, eram com embalagens “gringas”. Na mesma hora tive a idéia de reproduzir e a embalagem de Maizena é linda e mais vintage impossível, me faz lembrar a infância.
Dentre as inúmeras utilidades dessa farinha branca e fininha do grão de milho, o amido, que dá consistência cremosa às receitas e é indicado para diversos usos domésticos com sucesso comprovado, gostaria de aproveitar para compartilhar algumas das dicas de uso da Maizena que testei e sempre estou relembrando.
É provável que muitos já saibam afinal a Maizena esta ai desde sempre não é mesmo?!

Máscara de mingau de maisena para a pele (virilha e axila)
Ingredientes
Essa aprendi com a minha irmã que tiinha problemas com manchas na virilha:
1 e ½ xícara de leite (ajuda a clarear a pele por causa do ácido lático)
1 colher de sopa de mel (substâncias nutritivas)
1 colher de sopa de maisena (substâncias calmantes)
Preparo:
Misture todos os ingredientes frios. Coloque a mistura no fogo até formar um mingau. Deixe esfriar.
Aplicação:
Aplique a pasta morna na virilha e nas axilas. Deixe agir por 15 minutos. Após retirar a máscara, passe um creme hidratante comum.
* Caso sua pele já apresente manchas, aplique a máscara duas vezes por semana até a pele clarear. Para a manutenção, você pode repetir o procedimento quinzenalmente.

Para engomar roupas, sabe aqueles tecidos que você quer deixar mais encorpadinho?

É só dissolver uma colher de (sopa) bem cheia de Maizena em um pouco d’água fria e ir borrifando no tecido antes de passar a ferro.
Para remover mofo de livros
Algumas vezes a umidade pode ser retirada de papéis ou páginas de livros colocando-se um pouco de Maizena sobre a parte afetada. Jogue um pouco de amido sobre o mofo e deixe descansar por alguns dias. Depois, retire com um pano seco.
Essa aprendi quando trabalhava como organizadora com uma amiga que é bibliotecária.

Dois usos infalíveis duas em minha opinião são para ajudar a prevenir assaduras e brotoejas em bebes.
Dissolva um punhado de Maizena em uma jarra de água e derrame sobre o bebê após o banho. Dessa forma o bebê não aspira a Maizena em suspensão no ar.
Mantenha a criança em ambiente fresco e ventilado usando roupas leves, preferivelmente de algodão.
Assaduras
Lave bem a região com sabão apropriado, depois seque bem a pele do seu filho e use a maizena (aplique como se fosse aplicar pó de arroz). A maizena evita que o local fique úmido, ajuda no combate à coceira e refresca a pele. Tiro e queda!
E você tem algma dica com Maizena?

Saudades de Todos!