Tuesday, June 7, 2011

Canjica pra que te quero

Obra de Hugo Espíritu Escobar

Está para brotar da terra um alimento mais versátil que o milho. Entre os três cereais básicos que regem a grande parte da alimentação ao redor do mundo trigo, arroz e milho, o grão amarelo que germina das espigas é o mais polivalente.
São inúmeras as receitas criadas com ele: pamonha, polenta, canjica, pipoca, suco, curau, broa, angu, bolo, farinha, sorvete... Ufa. Haja fôlego para enumerar tantos pratos feitos desse alimento tão cheio de significados quanto de sabores.
Hoje quero falar sobre a canjica.
Neste fim de semana recebi a minha filha que mora fora veio nos visitar, como ela estava morta de saudades das comidinhas pediu para que eu fizesse feijoada que, aliás, neste frio é uma super opção (gostosa e engordativa). Para completar a orgia gastronômica resolvi fazer uma canjica para comer fora de hora, antes de dormir ou mesmo para acompanhar o café da manha.
Momento não tem preço!
Não me lembrava da receita e nem ao menos se eu já tinha preparado essa delicia, pelo sim pelo não chamei São Google protetor dos aflitos que sempre nos salva a qualquer instante, e fui à caça da receita. Se eu não soubesse de vários detalhes por experiência ou intuição, minha canjica tinha ido para o lixo.
Tenho reparado que na internet muita gente publica receitas erradas; erram nas quantidades; no modo de preparar; escondem truques... Outros acabam inventando receitas mesmo e nem testam. Tem de tudo... Estamos num mundo em que quantidade vale mais que qualidade é fato. Para quem ainda não tem muito traquejo com as panelas é a morte.
Well, vamos por partes como diria Jack.
Primeiro os ingredientes e as quantidades que usei:
500g canjica – Conhecida também pelo nome de curau, munguzá e em inglês hominy
3,5 a 4 litros de água
01 litro + 250 ml* leite (aproximadamente)
01 lata leite condensado
01 garrafinha de leite de coco
01 pacote de coco ralado
70 Gr amendoim torrado e moído (opcional)
Canela em pau, pó e cravos da índia a gosto

Modis operandi
Coloque a canjica de molho por 2 horas
Despreze a água do molho, lave bem a canjica, acrescente de 3,5 a 4 litros de água fervente e leve ao fogo (em panela de pressão grande) cubra com água, passando 4 dedos do nível
Neste momento você pode acrescentar paus de canela e cravo a gosto
Deixei cozinhar por cerca de 20 minutos.

O tempo de molho e o tempo de pressão são sempre inversamente proporcionais. Quanto mais tempo ficar de molho, menor será o tempo de pressão e vice-versa. Lembrando também que a qualidade da canjica também interfere nesse processo.

Canjica cozida e macia é hora de escorrer a água do cozimento. Mas antes, aqueça bem o leite antes de adicionar. O choque térmico pode endurecer os grãos!
Leite no ponto despeje sobre a canjica e deixe ferver por alguns minutos, mexendo bem até o leite encorpar.
Depois acrescente o leite condensado e o leite de coco (um de cada vez para não esfriar o leite), mexa bem e espere chegar novamente bem próximo ao ponto de fervura.
Por fim acrescente o coco ralado e o amendoim torrado.
A canjica deve ficar levemente cremosa, mas ainda líquida.
Na hora de servir polvilhe canela em pó.

OBS. Cada vez que for esquentar a canjica para servir, deve-se acrescentar um bocadinho de leite quente para não grudar e voltar à textura.
RECEITA COM GARANTIA VIU!

Algumas informações nutricionais sobre a canjica:

O milho de canjica tem alto teor de vitamina A, B1, B2, niacina, potássio, ferro e fibras.
A vitamina B1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia.
A B2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante.
É rica em carboidratos e naturalmente não tem muita gordura.
Para deixá-la mais light evite adicionar amendoim à receita - Cada colher de sopa de amendoim tem cerca de 60 calorias, o que é uma quantidade imensa para um punhado tão pequeno. Mas ai tem o leite de coco, o leite condensado o que aumenta o teor calórico...
Quem pretende controlar a quantidade de calorias, pode optar pelos produtos light, e quem não pode consumir açúcar tem como alternativa os ingredientes diet.
Já os despreocupados com o peso, ou com dietas rígidas podem aproveitar, mas é bom lembrar que o consumo deve ser moderado.
Foto : Milton Moraes Jr.Olha ai uma sugestão quentinha para o final de semana dos namorados.
Frase da semana

"Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar".

Projetos 3D Closet, armário de quarto, cozinha com ilha e painel

Cozinha Planejada
Visão trás da ilha
Visão Frente

Armário de canto

Guarda roupa
 Guarda roupa

Closet



Painel em tabaco

Botões e Missangas - Decorando com Arte!



 Imagens Hello Geronimo





Olá gente bonita! Bom dia!
Navegando por ai, descobri esse site  Hello Geronimo e esses quadrinhos bacanas.
Pensei logo em vocês, leitores do Casa Decoração que na sua  maioria são verdadeiros artistas
na hora de decorar suas casinhas. 
Com um pouco de disposição dá para copiar esses desenhos e sair criando quadrinhos lindos como esses e outros que sua criatividade imaginar, rs.
Então, que tal e catando botões e missangas (vale vasculhar as coisas das mães, tias, avós) ou ir até um armarinho mais próximo comprar essas coisinhas e sair fazendo artes?
Eu amei todos, mais como sou uma eterna apaixonada, adorei o primeiro, rs.
Mudando de assunto, a Marcia já entrou em contato comigo muuuito feliz da vida em ser a ganhadora dos roupões TEKA. Disse que nunca ganhou nada em sorteio e fiquei feliz em tê-la sorteado. A  TEKA já mandou bordar os nomes ontem mesmo e o meuzinho já está a caminho. Assim que chegar mostro prá vocês.
Obrigada ao pessoal da TEKA e em especial a Agnes, uma moça muito atenciosa e simpática que tem sido meu contato com a empresa.
E para vocês queridos seguidores , leitores e amigos,
uma terça feira mega abençoada!
Beijinhos ♥