Wednesday, July 6, 2011

Lições da natureza

Para todos que gostam de passar por aqui saber se têm novidades e interagir de alguma forma, aviso que estou bem e abraço virtualmente a cada um de vocês pela visita, carinho e comentários que tenho recebido.

Agir de acordo com as leis da natureza é compreender que nem sempre estamos no máximo de nossa força, que os momentos de recolhimento são tão importantes quanto os de explosão e demonstração de força e, acima de tudo, que nossa força criativa reside exatamente nesta alternância.

Como todos que mantêm um blog sabem, por mais despretensiosa que seja a nossa intenção, acaba virando uma extensão da vida da gente. Quando percebemos melhor acabamos colocando ali, em pequenos (ou não tão pequenos) espaços um pouco do que somos, sentimos, pensamos, vivemos…
Clique para ampliar
Nos últimos dias, com muito frio, um pouco mais afastada do blog e mais presente em minha própria vida, lembrei de uma tarde de inverno que guardei por toda a existência.
 
Num inverno, quando eu ainda era criança, meu pai estava precisando de lenha, inventou fazer uma fogueira no quintal. Procurou uma árvore morta no jardim e a cortou.
Mas, quando chegou a primavera, viu que no tronco daquela árvore que tinha cortado, nasciam novos brotos. Meu pai ficou desolado.
Então ele disse:
— Tinha certeza de que aquela árvore estava morta. Perdera todas as folhas no inverno e fazia tanto frio que os galhos quebraram e caíram no chão, como se o velho tronco tivesse ficado sem vida. Mas agora percebo que ainda existia vida naquele tronco.
No inverno seguinte, enquanto a arvore renascia, ele voltou no assunto e aconselhou-me:
Não esqueça esta lição. Nunca corte uma árvore no inverno. Não tome uma decisão negativa no tempo adverso. Nunca tome decisões importantes quando se sentir desanimado, deprimido e com o espírito abatido. Espere. Seja paciente. A tormenta passará.
Lembre-se: a primavera voltará!

Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.Buda

Desejo uma linda semana ainda que gelada a todos!