Thursday, August 18, 2011

Cantinhos Verdes – Decoram, crescem, floresce e tempera!

Muita gente gostaria de colocar mais verde em casa, porém, a falta de tempo, de paciência ou de prática em lidar com as plantas acaba adiando esta decisão. Se este é o seu caso, hoje proponho cultivar ervas aromáticas que não exigem uma grande dedicação, perfuma os ambientes e você pode renovar com facilidade. Na maior parte dos casos, as plantas sem flores são relativamente fáceis de cuidar e já contribuem para mudar o astral do ambiente.
Depois de sucessivas tentativas frustradas de perfumar minha cozinha, me encontrei com as ervas aromáticas. Alecrim, sálvia, manjericão, cebolinha, erva-cidreira, hortelã, orégano...
Mais do que complementar um prato as ervas e os condimentos não são responsáveis apenas por realçar os sabores da comida, mas também por perfumar o local onde o alimento é preparado.
Água fervendo com muitas folhinhas de alecrim num recipiente de cerâmica fazem sumir qualquer cheiro da cozinha e deixa a casa inteira perfumada.
Se você não dispõe de espaço para ter uma pequena horta, que tal cultivá-la em vasinhos na sua janela, nos cantinhos que bastante luz, na varanda ou mesmo na sua área de serviço? Melhor ainda se for em vasos, pois estarão literalmente ao alcance das mãos, a qualquer momento.
As mudas podem ser compradas em feiras, floriculturas ou supermercados. O importante é que recebam luz do sol adequada, para que as folhas não murchem. Nunca encharque a terra, mas regue as plantas regularmente. Para vasos pequenos um copo de água por dia é o suficiente. As ervas são muito fáceis de cuidar. Não necessitam de muita atenção e o mais importante… elas são totalmente orgânicas!
Para tê-las sempre exuberantes use-as a vontade, quanto mais você usa, mais elas brotam. Se não der conta do crescimento, pode-as.
Você pode usá-las de várias formas; podem decorar lavabos, aromatizar as roupas no armário, energizar um banho...
Dentro dos armários e das gavetas a erva seca afasta as traças.
Ervas na água - Algumas ervas enraízam mais rapidamente que outras, como é o caso do manjericão. Em 4, 5 dias já começam a lançar raízes, já hortelã demora um pouco mais, enquanto o tomilho, o orégano, o alecrim e a sálvia demoram ainda mais.
Alecrim, salvia, tomilho, orégano, hortelã, manjericão, lavanda se dão bem na água e podem ser deixadas assim por vários dias, até que enraízem. Enquanto isto você poderá ir usando as folhinhas até que decida replantar.
vapt vupt
Em vasinhos mimosos para decorar qualquer cantinho
Forrados com retalhos via
E que tal combiná-las com plantas ornamentais comuns para criar efeitos maravilhosos?
"Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas, por um triz não sou uma bruxa."
Martha Medeiros

Tempere sua vida!