Wednesday, October 5, 2011

Pereirão – Marido de Aluguel

Foto: Divulgação – Rede Globo
Semana passada, respondendo ao um e-mail de uma leitora me perguntando sobre onde aprender como se tornar “Professional organizer”, até preparei um post Especial sobre a resposta, lembrei na hora da personagem da novela das 9, adoro a novela das 9!, “sobre o ganha pão da Pereirão”, interpretada com muita propriedade pela atriz Lilia Cabral.
Na trama é conhecida pelos vizinhos como marido de aluguel, exercendo funções pesadas, como as de eletricista e mecânico – Meu Deus; Por que eu não pensei nisso antes!! Teria aberto uma pequena empresa – Não dá para cuidar de tudo em uma casa e esse serviço não temos como dispensar.

Vou ter que pular tudo o que gostaria de dizer sobre a atriz Lilia Cabral da qual sou muito fã, aliás, depois da Mercedes em Divã, livro, peça, filme e a série me rendi incondicionalmente.

O fato é que numa rápida pesquisa pela internet a Griselda já é realidade para muitas mulheres e o mercado de trabalho é bom e cresce a cada dia.
Isso porque a mão de obra anda cada vez mais escassa e super valorizada. O tempo que temos (homens e mulheres) é curto para solucionar pequenos reparos que não têm hora para aparecer.
Tempos atrás conheci uma amiga de uma amiga que tinha se tornado zeladora de um edifício no litoral paulista que fazia de tudo um pouco. Era a alegria do condomínio; instalava varais, prateleiras, consertava chuveiro, torneiras pingando, pequenos entupimentos. Começou por acaso depois que o marido morreu e ganhava muito bem.

Recentemente, ao deixar meu carro por uns dias numa dessas grandes redes de estacionamento, percebi que tinha muitas mulheres no serviço como manobristas.
Dias depois ao chegar à porta de um restaurante desses bacanudos em São Paulo, fui recebida por uma “valet”, uau! Gostei viu!
Intrigada com as duas coincidências em apenas uma semana, resolvi fazer uma pesquisa rápida pela internet e soube que a idéia partiu de uma empresa no ramos de estacionamentos XX Park (não vou fazer propaganda) resolveu criar um serviço inovador no Brasil: mulheres-manobristas.
Os motivos? Lindas e sorridentes modelos, hábeis na direção, recepcionam e estacionam os carros dos clientes mais exigentes em eventos concorridos da cidade de São Paulo. Ah, segundo a empresa elas ganham três vezes mais que seus colegas homens. O serviço ganhou as páginas da Folha e da Veja e de algumas emissoras de TV.
Nos EUA, as mulheres atuam como manobristas há décadas. Eventos glamorosos como festas de Oscar e Grammy são sempre feitos com serviços de valet femininos.
No Brasil, o serviço tem provocado surpresas e tem ganhado fãs.

Fuçando um pouco mais pude notar que as recentes contratações por outros setores da economia antes só executados por homens, já é uma realidade concreta; são eletricistas, azulejistas, pedreiras, pintoras, motoristas de caminhão de empilhadeiras...
A inserção de mulheres nestas profissões ditas masculinas, antes uma meta da área de RH em muitas empresas - passou a ser a aposta para qualificar essas potenciais profissionais, que já se destacam durante determinados cursos e treinamentos.

As companhias elétricas de vários estados do Brasil, por exemplo, estão oferecendo treinamento e capacitação para eletricistas mulheres. Segundo elas, as mulheres são mais atenciosas no desenvolver das atividades e têm mais cautela para executar o serviço. Pelo que pude concluir o critério de seleção prioriza a competência e o talento, mas a habilidade feminina nos detalhes e na observação foram cruciais para a decisão dessas empresas.


Outro segmento é a construção civil, principalmente na área de acabamento.
Segundo o gerente de engenharia de uma construtora conhecida, a função de azulejistas já é preferência nas contratações – São mais cuidadosas, organizadas, limpas e servem de exemplo para os outros profissionais. De acordo com o mesmo gerente, o salário de uma azulejista fica em torno R$2 mil a R$ 3 mil mensais.
Pedreiras, carpinteiras, pintoras... Estão crescendo aos montes, devido à delicadeza, à visão de detalhes muito mais apurada que a masculina.

Se alguns ainda consideram o trabalho de uma organizadora profissional um luxo para poucos, e reclamam na hora de pagar a conta, ter na sua agenda o endereço de uma pessoa que sabe fazer de tudo um pouco para solucionar pequenos reparos da casa é essencial e caro!

Apesar do sucesso do Pereirão, as empresas prestadoras de serviços para o lar afirmam não conseguir encontrar uma mulher para trabalhar nesse ramo.

E você já pensou em ser um “Marido de Aluguel”?

Para Fazer Você Suspirar ...Primavera!












Fonte de imagens : via tumblr



Bom dia amigos!

Hoje fiquei encantada com essas imagens e trouxe para vocês, arranjos, estampas florais e viva a primavera!

Se tivesse tempo passava horas apreciando essas lindezas que acho no tumblr, rs.

E vocês, estão todos participando dos sorteios de adesivos para a criançada?

Quem não tem filhos, tenta a sorte ai e dá para um sobrinho, filhos de amigos, mais participa...o da Dcolado vai até amanhã dia 06 não esqueçam!

Por hoje é só. Uma ótima quarta para vocês, cheinha de inspirações.

Abraços :)