Tuesday, November 22, 2011

Por um Natal mais sustentável

Já ha alguns anos nesta época de festas e final de ano venho refletindo sobre os meus hábitos e as minhas verdadeiras necessidades com relação às festas natalinas.
Confesso que não é fácil resistir a tentações e apelos publicitários. O fato é que a cada ano que passa tenho conseguido simplificar significantemente as reuniões em família e as festas de final de ano.

Em primeiro lugar vem a confraternização e a alegria de estarmos todos juntos, e depois vem o consumo que nos é imposto através das diferentes mídias.
Depois de reciclar por anos a fio a velha árvore e seus enfeites, acabei me cansando e resolvi criar pequenos arranjos naturais que vão mudando um pouco a sua forma de uso e de lugar conforme a necessidade do momento.
Arranjo natural encontrei a idéia no blog Casa da Anita
Veja quanta brasilidade nesta guirlanda com as fitinhas do N.Sro. do Bonfim. Encontrei a idéia no blog da Susi tem o PAP também.
A idéia charmosa da guirlanda tropical é ideia das meninas Superziperes e também tem o PAP
De rolhas idéia dp blog Fazendo Arte & Mullher
Para as ceias e almoços, pratos simples e leves e que não dêem trabalho, já que ninguém mais quer ficar na cozinha ou dentro de supermercados a todo instante. Na minha casa, por exemplo, na noite de Natal só tem um tipo carne (ave ou peixe), um ou dois acompanhamentos, uma salada verde e uma sobremesa leve, afinal ninguém quer dormir de barriga cheia, empanturrado e ainda ter que comer restolhos no outro dia.
by Santinha
Presentes?
Combinamos aqui em casa somente o do amigo secreto, e que seja simples (não há nenhum valor estipulado) nada de gastar todo o 13º em uma porção de lembrancinhas que acabarão esquecidas em alguma gaveta da casa, pior ainda continuarem pagando até o meio do ano que vem. Fafavô!

Nesta época do ano tem muito bazares com ofertas e sugestões de presentes fofos e menos industrializados, sim meu Noel agora também tem compromisso com a preservação do meio ambiente. Sem contar é claro se você, tiver alguma habilidade para produzir seu presente para o amigo secreto ou lembrancinhas que você gostaria de dar.
Muitas idéias podem ser inspiradas nos inúmeros blogs de artesanato, decoração, cozinha que habitam a nossa web.
Bolinhas de Natal (croche) by minha mamãe
Aproveite você também esta época do ano para refletir e ponderar sobre os velhos costumes e as verdadeiras necessidades.
Precisamos nos unir e resgatar o verdadeiro sentido das comemorações do Natal.
E você? O que pensa sobre comemorar o Natal de uma maneira diferente, mais simples e sustentável?

Inspiração para Seu Natal - Recicle e Decore!







Imagens: Pinterest
Olá pessoas queridas!
Estão animadas para o natal? Ele tá as portas gente! E eu nem tive tempo de decorar nada ainda, rs...mais tempo para trazer essas sugestões eu tive, aproveitem e criem coisitas novas para deixar sua casa com cara de natal, mais do seu jeitinho, rs. Amei essa ideias, simples e originais...a árvore de pirulitos não ia chamar só a atenção da criançada, mais das formigas também, hehehe...tô indo para meus crochês, gente tô cheia de encomendas, (graças ao meu Lord), beijinhos e um iluminado dia!