Saturday, March 17, 2012

Guarda roupas – Fashion é ser sustentável

Essa semana além da desintoxicação alimentar (ainda em andamento) resolvi aproveitar o espírito de renovação, para limpar também meu guarda roupas.
À medida que os anos vão passando meu guarda-roupa vai mudando. 
Depois que passei a engordar (segundo as mulheres) e ficar gostosa (segundo os homens), considerando minhas preferências sexuais, desconfio que acreditei demais na opinião deles e acho que me empolguei, fiquei gostosa demais, se é que vocês me entendem.
Atualmente, vestidos curtos e justos deram lugar a outros, mais soltos e compridos, que disfarçam as imperfeições.
Por outro lado, eu que aos vinte anos mal tinha coragem de usar uma blusa de alcinha por causa das saboneteiras, passei a gostar de decotes poderosos, sobreposições com peças transparentes, rendas.
Eu seria hipócrita se dissesse que não me preocupo com os quilos a mais, com a aparência da minha pele, com os cabelos brancos que eu não deixo aparecer de jeito nenhum. Mesmo porque, se não me preocupasse, eu nem estaria escrevendo sobre esse assunto.
Mas, acredito também que a auto-estima e a alegria de viver em alta contribuem muito mais com a beleza do que estar no peso ideal.

Numa rápida olhada, percebi que algumas roupas precisavam de reciclagem – Sabe aquelas peças mais caras que você adora, mas que por alguma razão andam meio encostadas; muito curto, muito comprido, pegando debaixo do braço, levemente apertado ou folgado demais? Então, que tal reciclar antes de descartar a roupa.

Além de aguçar a criatividade e ter um custo praticamente nulo, esta pequena reavaliação faz a gente se perguntar se realmente precisamos comprar tanta coisa nova o tempo todo.
Isso me faz pensar que a indústria da moda também ajuda e muito causar graves impactos não só no meio ambiente como na sociedade, a famigerada cultura do descartável.
Vejam como um olhar mais apurado pode renovar aquelas peças que você tanto ama.
Peças de tecidos mais nobres como seda e renda sempre vale à pena repaginar, ainda mais se estiverem largas, compridas ou curtas demais, ou mesmo ligeiramente apertadas ou simplesmente sem graça. Muitas vezes a gente compra uma roupa legal e encosta por alguma implicância.
Vejam o que podemos fazer com aquela camisa ou gravata do companheiro que ficou esquecida no armário.
Todas as imagens foram garimpadas no Pinterest, We Love It

Procure deixar seu guarda roupa com apenas as peças que são do tamanho certo para você. Assim você terá mais consciência do que fica bom ou não e de quanto quer mudar! Não adianta começar uma “limpeza” e deixar ali coisas que definitivamente você não vai mais usar. 
Que tal chamar aquela amiga do coração e doar algumas peças queridas do seu guarda roupas – Lembra do desapego?

Já comecei a reciclagem de algumas peças, como ainda não tenho uma máquina de costura mandei fazer as reforminhas fora.
E outras estão aqui separadinhas para doar para uma amiga que sei que vai curtir muito.
Beijos e uma ótima semana a todos.

"Mostre-me uma mulher que quer ser magra apenas por razões de saúde e eu lhe mostro um homem que lê Playboy apenas pelas entrevistas".
Ellen Goodman