Monday, March 26, 2012

Bem vindo outono

Depois que intensifiquei as caminhadas, descobri nas andanças mais materiais perfeitos para decorar e renovar cantinhos do jardim e da varanda e da casa.
Com a chegada do outono é hora de recolher algumas plantinhas que se ressentem mais com os ventos e a mudança de temperatura e trazer a natureza para dentro de casa.
Flores secas (já falei um pouco sobre elas aqui) e ervas são o material perfeito decorativos para fazer arranjos bacanas.
Além das flores, caules, folhas, sementes, grãos, gramas quando secas produzem um efeito interessante e dá para criar vários arranjos a custo praticamente zero. Claro, que não vão conservar seu estado eternamente, mas o legal desse tipo de arranjo  que você pode ir renovando-o o ano inteiro se quiser.
As flores ou folhas que perderem a cor podem ser coloridas facilmente com tintas spray para essa finalidade. Com cuidado, o ar natural é preservado.
O material é fácil de encontrar; em florestas, campos, estradas de terra, parques e até mesmo pelas ruas e avenidas da cidade. 
As plantas podem ser secas ao ar, suspendendo-as em um ambiente fresco, não úmido, com boa circulação de ar.
Dica
As flores e outros materiais florais que sejam para secar devem ser escolhidos no seu melhor estado. As flores que irão ser secas no ar continuam, muitas vezes, a desabrochar, logo você tem que apanhá-las antes que fiquem inteiramente abertas.
Escolha flores quando estão livres de orvalho ou chuva. Coloque na água sem as folhas para impedir que enruguem.
Há várias técnicas e truques para torná-las desidratada, mas com o tempo através de experiências pessoais você acaba descobrindo a melhor forma.
Para as folhas depois de secas, por exemplo, é só passar duas demãos de cola branca diluído em água de cada lado (respeitando o tempo para secagem).

Pronto, suas folhas podem ser guardadas até que você decida qual projeto quer realizar. Além de fazer as cores ressurgirem e ficarem vivas, a cola recupera também a textura natural da folha, dando mais opções de usos.

Os dias já não são tão longos, anoitece cedo, o sol já não aquece tanto, o vento frio já não sabe bem, a água do banho já tem de ser mais quente, os pés já ficam frios de noite, o casaco assim como o cobertor de noite... Enfim... Estamos no Outono.