Monday, May 28, 2012

Dia de nhoque da sorte


Cresci vendo minha mãe fazer nhoque na mesa da cozinha. Adorava ver aquele monte de farinha espalhada e as mãos rápidas fazendo as ‘cobrinhas’. Amava ainda mais ver passar o garfo, de um por um, para dar formato final e ‘selar’ a massa. Anos mais tarde aprendi que vincar os bolinhos do nhoque com o garfo, na verdade é um truque importante para ajudar a segurar o molho depois de servido. Os italianos dizem que para fazer um bom nhoque é preciso ‘sentir’ a consistência certa da massa, em vez de medir a quantidade dos ingredientes, por essa e por outras razões acredito também que para fazer um bom nhoque há de se ter um mínimo de experiência na cozinha.


Já falei sobre esse assunto aqui no blog e hoje queria passar algumas dicas dos especialistas sobre os truques que às vezes as receitas não explicam.

Tudo começa na hora de escolher as batatas; dizem que o maior inimigo do bom nhoque é a água.
Tem que usar batatas mais secas vá sem medo naquelas batatas mais velhas, com uma cara triste, murcha. Elas estão mais ressecadas por dentro, com menos umidade, e fazem os melhores nhoques como a batata asterix e a holandesa. Por tanto quanto mais seca menos farinha resultando em um nhoque mais leve e saboroso.


Outra dica é cozinhar as batatas com casca para absorver menos água; 
Deve-se também amassar as batatas assim que retirá-las da panela para que possam perder o excesso de água que será liberado pelo vapor que sai delas quando amassadas evita que não de ponto certo;
Depois de amassadas é importantíssimo para um bom resultado deixar esfriar por completo as batatas amassadas;

Depois de misturar todos os ingredientes, a água para cozinhar já deve estar fervendo, pois se misturarmos todos os ingredientes e não cozinharmos em seguida pode não dar certo, então é muito importante também assim que acabar de fazer as bolinhas elas já devem ir para á água fervendo, conforme vão ficando prontas (é o passo final para um bom resultado).


Após subir as bolinhas retira-las da água e colocá-las imediatamente em água gelada para que possam resfriar e parar o cozimento. 
Minha avó retirava as bolinhas da água deixava escorrer um pouco e colocava os nhoques numa assadeira previamente já untada com óleo e ia guardando no forno que também já estava quente o fogão tinha uma estufa que ajudava a deixar o nhoque quentinho até servir sem cozinhar e ficava super bom.

Neste link tem dez receitas deliciosas com a massa.

Para deixá-los mais inspiração gostaria de convidar a todos que assistam a este vídeo amorosamente elaborado, com luz e trilha sonora perfeita de como preparar um clássico molho pesto. O vídeo é de uma simplicidade encantadora.




Este dia 29 de maio para mim têm sabor de festa, pois é o dia do aniversário da minha filha. 

O post de hoje é dedicado a essa linda mulher, por ter crescido assim tão cheia de vida, de alegria, enchendo nossos dias de amor e de orgulho.
Parabéns nessa data querida e que muitos e muitos anos você tenha pela frente para realizar todos os sonhos maiores. 
Com amor mamãe.